A dois meses do fim do ano, o Grêmio buscou um empréstimo de R$ 10 milhões junto ao Banrisul para equilibrar o fluxo de caixa do clube. Segundo Romildo Bolzan Junior, a transação é uma espécie de antecipação de receita, uma vez que a dívida será paga no fim do ano, quando os gremistas recebem a cota da televisão.
Em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o presidente explicou o assunto e contou sobre a reunião com um clube francês interessado em Jean Pyerre.
Confira os principais trechos:
Empréstimo de R$ 10 milhões
— Nós temos uma linha de crédito no Banrisul, e o Grêmio teve um problema de fluxo de caixa. Foi necessário fazer algumas questões de despesas operacionais, custeio, e nós não tínhamos aquele numerário. Foi necessário lançar mão disto (empréstimo) pela primeira vez no ano. Talvez até o fim do ano, em alguma outra situação, podemos voltar a fazer isso. Mesmo assim, fizemos avaliação e possivelmente teremos um ano superavitário. O torcedor pode ficar tranquilo que as coisas estão seguras e nosso pé está no chão. O contrato da televisão tem uma verba que entra só no fim do ano, que é a da exposição. É a que vai pontuar a participação do clube no canal aberto e no fechado. Isso será só em dezembro. Também receberemos premiações com relação ao desempenho. Essas questões, na verdade, são uma antecipação da receita.
Fizemos avaliação e possivelmente teremos um ano superavitário. O torcedor pode ficar tranquilo que as coisas estão seguras e nosso pé está no chão."
ROMILDO BOLZAN JUNIOR
presidente do Grêmio
— Nós recebemos um vice-presidente do Monaco com representante do Jean Pyerre. Tivemos presente um executivo, um avaliador de jogador, aqui do Brasil, muito bem informado, com um enorme banco de dados de jogadores brasileiros. Perguntaram sobre vários jogadores. Mas proposta concreta não houve nada. Não há nenhuma situação para avaliar. Fizemos nossas ponderações sobre vários jogadores do Grêmio, inclusive o Jean Pyerre. Naquele momento, ficou rigorosamente nisso. Nada temos para avaliar. Ficou no 0 a 0. A multa rescisória é de 120 milhões de euros depois da readequação do contrato.
Arbitragem de Patricio Loustau no jogo de volta contra o Flamengo
— Este árbitro foi o mesmo que apitou nossa partida contra o Palmeiras aqui. Foi uma arbitragem tranquila. É um árbitro com boa autoridade, boa visão. Nem tampouco estou valorizando o fato de um árbitro brasileiro ser o VAR. O Raphael Claus é um árbitro extremamente importante para o futebol brasileiro, adquiriu autoridade para ter respeitabilidade. Embora a arbitragem tenha sido definitiva no ano passado em relação à classificação do Grêmio, pois o VAR não viu um gol de mão do River, acho que desta vez teremos mais cuidado e mais minúcias a serem examinadas. Esse contexto de cobrança para fazer o árbitro verificar o VAR é algo que estamos preparados para fazer. Tomara que a arbitragem não seja um fator preponderante para o resultado do jogo.