Moda entre os clubes brasileiros, a ideia de lançar uma terceira camisa de cor alternativa das oficiais do clube não é praticada pelo Grêmio. A norma que impede isso está no estatuto do clube. Ou seja, a camisa gremista não permite invenções. Até poucos anos, a predominância obrigatória era do azul e do branco. Uma emenda estatutária foi necessária para permitir que o preto também pudesse ser utilizado.
Neste ano, o rival Inter lançou um uniforme alternativo na cor preta. O modelo traz o primeiro brasão usado na história do Colorado. Além do Inter, outros clubes da Série A também já fugiram do tradicional na hora de pensar no terceiro uniforme. O Flamengo, por exemplo, já substituiu o rubro-negro pelo azul e o amarelo.
Confira algumas iniciativas:
Corinthians - 2008
Em um ano de muitas reformulações, o Corinthians havia sido rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na sua história, o uniforme roxo foi uma tentativa de homenagear o torcedor mais fiel do clube. O sucesso das vendas fez com o lançamento de um uniforme alternativo se tornasse tradição na equipe paulista.
Inter - 2009
A camisa dourada foi lançada em comemoração ao centenário do clube. O número de camisetas vendidas foi considerada satisfatório. No primeiro mês, chegou a ultrapassar até a comercialização do uniforme principal. A estreia do uniforme em jogos oficiais foi no empate em 1 a 1 com a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana.
Flamengo - 2010
O Flamengo lançou um uniforme tendo o azul e o amarelo como cores predominantes, mesma combinação usada nas primeiras camisas do clube, que surgiu no remo. Além disso, o objetivo era também homenagear a Seleção Brasileira. A camiseta foi lançada pouco antes do início da Copa do Mundo de 2010.
Palmeiras - 2012
A camiseta verde-limão foi um sucesso desde o lançamento, no ano de 2008. Chegou a se tornar o segundo uniforme do clube por várias temporadas. Um novo modelo foi relançado em 2012, mais uma vez fazendo sucesso entre os torcedores.
Cruzeiro - 2014
Com a Copa do Mundo de 2014 sendo realizada no Brasil, muitos clubes criaram versões alternativas dos seus uniformes em alusão a Seleção Brasileira. O Cruzeiro chegou a jogar algumas partidas com a camisa amarela. Em 2010, o clube também lançou uma camisa da mesma cor, também para relembrar a seleção e em homenagem ao ídolo Raul Plassmann.
Inter - 2018
A camiseta cinza foi considerada um sucesso de vendas pelo clube. Toda a primeira remessa, de nove mil unidades, foi vendida. Dentro de campo, no entanto, o uniforme causou estranheza na única partida em que foi utilizado, contra o Palmeiras, no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro de 2018.