A notícia de que Luan desembarcou com a delegação do Grêmio no Rio de Janeiro mancando aumentou a apreensão da torcida para o jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Flamengo. Nesta segunda-feira (21), o colunista de GaúchaZH Eduardo Gabardo confirmou a informação de que o camisa 7 será desfalque no Maracanã.
Com Jean Pyerre ainda se recuperando da lesão muscular sofrida em 20 de setembro — no máximo, poderá ficar no banco nesta quarta-feira —, a ausência de Luan abre a possibilidade para o técnico Renato Portaluppi mudar o esquema da equipe para enfrentar os cariocas. A alternativa que mexeria menos no restante do time é o garoto Patrick. No entanto, a opção de apostar no jovem parece pouco provável neste momento. Outros três jogadores aparecem como soluções mais prováveis para o treinador no momento: Thaciano, Michel ou André.
Ainda que não seja um meia de criação como Luan ou Jean Pyerre, Thaciano pode ser uma opção de Renato Portaluppi para manter o esquema 4-2-3-1 diante do Flamengo. O meio-campista, porém, também pode entrar na equipe com uma alteração de sistema, para o 4-1-4-1. Desta forma, Thaciano jogaria ao lado de Maicon, com Matheus Henrique fazendo a função de primeiro volante.
A entrada de Michel no time ocorreria com a mudança para o 4-1-4-1. Neste sistema, o camisa 5 atuaria como primeiro volante, deixando Matheus Henrique e Maicon adiantados. Renato usou formação parecida na semifinal da Libertadores do ano passado, contra o River Plate. Com Luan e Everton lesionados, o treinador montou a equipe no 4-1-4-1, tendo Michel, Ramiro, Maicon, Cícero e Alisson no meio-campo.
Uma outra hipótese de Renato Portaluppi manter o atual 4-2-3-1 na ausência de Luan é com a entrada de André na equipe. Com o centroavante no time, Diego Tardelli seria recuado para fazer a função do camisa 7. Tardelli vinha jogando dessa forma no futebol chinês, onde atuou antes de chegar ao Grêmio.