O Grêmio recebe o Goiás neste domingo (15), às 16h, na Arena, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Para o time gaúcho, a partida é especial por ser no dia em que o clube completa 116 anos. Do lado goiano, um jogador encontrará o Tricolor pela primeira vez em Porto Alegre desde sua "quase chegada": Kayke.
Em 2016, assim que a temporada acabou, o Grêmio já pensava no ano seguinte e buscava um centroavante. Ainda em dezembro, o clube se aproximou de acerto com Kayke, então no Yokohama Marinos, do Japão, indicado pelo técnico Renato Portaluppi.
Dias após a virada de ano, o jogador desembarcou em Porto Alegre para realizar exames e assinar contrato de empréstimo até dezembro. Na chegada, Kayke falou com a imprensa e até tomou chimarrão, oferecido por um torcedor que estava no aeroporto. O negócio, porém, não foi concretizado.
Passados dois dias, o Grêmio informou a desistência da contratação do atacante. Em nota divulgada pelo clube, alegou-se falta de acordo em "alguns aspectos do contrato". No dia seguinte, Kayke também divulgou um comunicado, através de sua assessoria, agradecendo o interesse do time gaúcho.
Assim, o atleta seguiu outro caminho. Logo após a transferência frustrada para o Grêmio, Kayke acertou com o Santos até o fim de 2017. Durante a temporada, disputou 42 jogos com a camisa do Peixe, marcando nove gols. No entanto, não permaneceu no clube paulista, indo para o Bahia no início de 2018.
Ainda no meio da temporada passada, foi para o Fluminense. Em um de seus últimas partidas pelo time carioca, entrou nos minutos finais contra o Grêmio, no Engenhão. Nos acréscimos daquele jogo, Everton fez, de calcanhar, o gol da vitória gaúcha. No total, entre o tr, Kayke participou de 26 partidas, com apenas um gol marcado.
Já em 2019, o jogador ficou até abril sem atuar, quando acertou com o Goiás. Desde então, entrou em campo 17 vezes, todas pelo Brasileirão. Com seis gols, é o artilheiro do time esmeraldino na competição. Porém, está há cinco jogos sem marcar. Neste domingo, pode encerrar a sequência contra o clube em que quase atuou há dois anos.
Na tabela, o Goiás está na 14º posição com 21 pontos. Já o Grêmio é 11ª colocado, com 25 pontos, a cinco da zona de classificação à Libertadores.