Mesmo que já tenha ficado à disposição contra o Santos, Maicon voltou a simular condição de jogo apenas nesta segunda-feira (23), quando os reservas do Grêmio disputaram um coletivo contra o time sub-20. O volante participou normalmente da atividade e passa a ser mais uma opção para o técnico Renato Portaluppi nos jogos da semifinal da Libertadores, contra o Flamengo.
No treinamento desta segunda, ele atuou ao lado de Rômulo e teve bom desempenho. O camisa 8 não entra em campo desde a vitória contra o Palmeiras, no Pacaembu, no dia 27 de agosto. Neste período, fez tratamento e acabou ficando de fora da segunda semifinal da Copa do Brasil, diante do Athletico-PR, quando até esteve no banco de reservas, mas sem condições de atuar.
O coletivo desta segunda também contou com a volta de Léo Moura, que participou da parte final da atividade. O time reserva venceu a equipe sub-20 por 5 a 0, com três gols de André. A equipe que atuou teve: Paulo Victor; Vanderson (Léo Moura), Nathan, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Rômulo, Maicon, Luciano, Thaciano e Patrick; André.
O lateral-direito Vanderson e o zagueiro Nathan, do grupo de transição do Grêmio, foram utilizados, já que alguns jogadores do time principal foram cedidos para os aspirantes, que disputam a Copa Seu Verardi e se preparam para a final do Brasileiro da categoria, contra o Inter. Estão neste grupo o goleiro Phelipe Megiolaro, o zagueiro Rodrigues, o volante Darlan e o atacante Da Silva.