O fechamento, nesta segunda-feira (2), da janela de transferências para países como Itália, França, Espanha e Alemanha, alguns dos principais da Europa, confirmam as permanências de Everton e Luan no Grêmio pelo menos até o final de 2019. Nos últimos dias, os nomes dos dois jogadores eram especulados em clubes do Exterior.
Artilheiro da Seleção na conquista da Copa América, Everton se tornou o jogador mais valorizado do país. Desde o título conquistado pelo camisa 11 gremista junto à Seleção Brasileira, o presidente Romildo Bolzarn adotou discurso de que não abriria mão de receber a multa rescisória para a saída do jogador, avaliada em 80 milhões de euros. O valor ficou acima do que o mercado europeu aceitou pagar por Everton.
Ainda na semana passada, o Milan tentou a contração de Everton, mas a oferta ficou na casa dos 30 milhões de euros não satisfez o desejo da direção gremista. Antes disso, o atacante teve o nome ligado a equipes como Arsenal, Manchester City, PSG e Bayern de Munique, mas não houve proposta no valor esperado. O chinês Beijing Guoan tentou levar o atleta com uma oferta de 45 milhões de euros, mas o formato da investida, com várias cláusulas, também não agradou ao clube gaúcho.
No final de semana, Everton já indicava a permanência até o final do ano. Em entrevista após o empate com o São Paulo, pelo Brasileirão, ele manifestou a vontade de seguir no Grêmio e buscar os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
— Como o torcedor quer a minha permanência, eu também quero. É um sonho meu conquistar títulos com a camisa do Grêmio. A gente tem duas decisões importantíssimas (Libertadores e Copa do Brasil), estamos perto. Sabemos que o jogador fica marcado na história com títulos e quero ser ídolo da torcida do Grêmio, ficar marcado com títulos — declarou.
Luan
Longe do protagonismo de quando foi eleito Rei da América em 2017, Luan também teve seu nome ligado ao futebol europeu nesta janela de transferência. A possibilidade mais forte de saída esteve em um interesse da Atalanta-ITA. De acordo com a imprensa italiana, o clube chegou a mandar representantes a Porto Alegre. O Grêmio, porém, negou ter recebido qualquer proposta pelo camisa 7, atualmente reserva no time de Renato Portaluppi.
Além das janelas europeias, estão fechados também os períodos de contratações para clubes da China e Arábia Saudita, países que costumam fazer grandes investimentos.