Um mês depois de sua apresentação no Grêmio, Luciano ainda não correspondeu à principal expectativa da torcida, que era ameaçar a titularidade de André — cujo jejum de gols durava 10 jogos até a chegada do novo reforço. O ex-Fluminense foi pouco utilizado no período: nos sete jogos em que foi relacionado, entrou em dois, foi titular em três e não foi utilizado em dois.
Por enquanto, nenhum gol e uma assistência, para o gol de David Braz contra o Palmeiras, no Brasileirão. E André voltou a marcar — dias depois de Luciano ser apresentado, por exemplo, o titular da função marcou dois dos três gols do Grêmio na vitória sobre o Libertad, pela Libertadores, e também abriu o placar contra o Athletico-PR, pela semifinal da Copa do Brasil, na Arena. O recém-chegado passou, inclusive, a ser utilizado pelo lado do campo.
— No Grêmio, Luciano jogou muito menos do que no Fluminense. Mas com a perspectiva de que, ambientado ao grupo e com mais tempo de treinamento, comece a jogar o que o Grêmio imaginou que ele jogaria. Ele pode ser centroavante ou segundo atacante. Mas, por enquanto, não foi nem um e nem outro — opinou o comentarista Maurício Saraiva.
Os números iniciais pelo Tricolor contrastam com o ótimo desempenho do atacante no Fluminense. Artilheiro do clube carioca na temporada, com 16 gols, Luciano é o atual goleador da Copa do Brasil. Ao lado de Pipico, do Santa Cruz, balançou as redes cinco vezes competição. Também aparece como um dos que mais finalizou no torneio: é o terceiro, com 23 tentativas em oito jogos, atrás de Carlos Sánchez e Jean Mota – ambos do Santos, com 26 e 24 finalizações, respectivamente. Como já disputou a Copa do Brasil pelo Flu, Luciano não pode atuar pelo Grêmio.
Em três dos cinco jogos de que participou, Luciano sequer chutou em direção ao gol. Nos 234 minutos em campo, ele deu duas assistências para finalizações. Para o narrador Pedro Ernesto Denardin, isso ocorre porque o jogador não tem sido utilizado na posição ideal.
— Luciano ainda não tem apresentou nenhuma boa jogada. Está jogando longe do gol. Penso que ele precisa ser colocado como referência. Flutuando, não tem dado certo — avaliou.
Jogos com participação de Luciano:
- 31/8 - São Paulo 0x0 Grêmio, pelo Brasileirão: começou como titular, atuou 67 minutos, não finalizou e nem fez assistência para finalização.
- 27/8 - Palmeiras 1x2 Grêmio, pela Libertadores: não foi utilizado.
- 24/8 - Grêmio 2 x 1 Athletico-PR, pelo Brasileirão: começou como titular, atuou 71 minutos, não teve finalização, mas deu uma assistência para finalização.
- 20/8 - Grêmio 0x1 Palmeiras, pela Libertadores: entrou no jogo e atuou por 14 minutos. Não finalizou e nem deu assistência para finalização.
- 17/8 - Palmeiras 1x1 Grêmio, pelo Brasileirão: entrou no jogo, atuou por 12 minutos, finalizou uma vez e deu uma assistência para finalização.
- 10/8 - Flamengo 3x1 Grêmio, pelo Brasileirão: começou como titular, atuou 70 minutos e finalizou uma vez.
- 5/8 - Grêmio 3x3 Chapecoense, pelo Brasileirão: não foi utilizado.