O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, na Arena, e se complicou na Libertadores. Durante o jogo, o Tricolor teve seu setor ofensivo praticamente anulado pelo time paulista e ficou dependente de Everton para tentar ameaçar o gol defendido por Weverton. Uma prova disso foi que os dois centroavantes utilizados por Renato Portaluppi na partida, André e Diego Tardelli, saíram de campo sem nenhuma finalização.
André ficou em campo por 58 minutos até ser substituído por Diego Tardelli. No período, além de não ter finalizado, ele teve poucas ações ofensivas. O centroavante deu somente sete passes no jogo — apenas o goleiro Paulo Victor e o lateral Cortez, que saiu lesionado aos 19, tocaram menos na bola entre os titulares. Tardelli tampouco conseguiu contribuir com finalizações. O camisa 9 jogou 32 minutos, tendo dado apenas nove passes. Ele não conseguiu nenhuma ação dentro da área do Palmeiras.
— Botei o Tardelli porque achei que estava faltando movimentação perto da área do Palmeiras. O Tardelli é um jogador que se movimenta bastante, mas tem dia que as coisas não vão dar certo, foi o que aconteceu com o Grêmio — avaliou o técnico Renato Portaluppi, após a partida.
Com os centroavantes anulados pelo Palmeiras, Everton assumiu as ações do ataque do Grêmio. O camisa 11 finalizou cinco vezes no jogo, mas apenas duas delas foram em direção ao gol — uma de dentro da área. Jean Pyerre também arriscou bastante. Foram seis chutes do meia, todos de fora da área. Somente um foi no alvo.
A falta de oportunidades do Grêmio no jogo foi admitida por Renato Portaluppi. Em sua coletiva, o treinador afirmou que o time exagerou no toque de bola e arriscou pouco para tentar superar a marcação palmeirense.
— Às vezes, a gente exagera no toque de bola, mas, por outro lado, as equipes jogam muito fechadas contra nós. Não adianta chutar por chutar. Na hora certa, tem que chutar. Hoje (terça-feira), exageramos no toque e exageramos porque, às vezes, não chutamos. Coloquei o Luciano justamente por isso. Se abrir espaço, tem que chutar — disse.
Mesmo que tenha entrado pela característica de chute, Luciano também não conseguiu finalizar contra o gol de Weverton nos 14 minutos em que esteve em campo.