A Academia de Samba Puro já escolheu o samba que irá representá-la no Carnaval de 2020. Com o título "De Guaporé ao Japão, o verdadeiro Rei que conquistou a Maria da Conceição! Salve Renato, o multicampeão!", a escola vai contar na avenida a história do técnico Renato Portaluppi.
O festival com as apresentações dos quatro concorrentes ocorreu neste sábado (28), na quadra da escola, no bairro Partenon. Os compositores do samba vencedor são Robson Neni, Baiano, Mestre krlinhos, Waguinho e Alex do Cavaco.
Outra novidade divulgada durante o evento foi a apresentação da nova musa da harmonia, Andreza dos Santos Silveira. Aos 29 anos, a auxiliar de saúde bucal desfila desde os seis. Ela vai conciliar duas funções: de musa, na Samba Puro (Grupo Prata) e de segunda passista, na Imperadores do Samba (Grupo Ouro).
Conforme o presidente da escola, Marco Aurélio Rosa de Souza, Renato afirmou que se não tiver compromissos profissionais, vai desfilar com a Samba Puro no Carnaval.
— Renato, inclusive, iria comparecer ao festival, mas estava em viagem com o Grêmio — conta Souza.
Confira abaixo a letra do samba vencedor:
Meu samba é puro e tem magia
De Guaporé pra Conceição
Renato gaúcho balança a rede
O mundo inteiro viu o campeão
Nascia então de uma família humilde
Fadado a brilhar
Tinha o dom e um grande sonho a realizar
Driblando dificuldades na vida
O morro aclama o rei
Desceu pra azenha, rompeu barreiras
O Portaluppi no Grêmio se eternizou
Prepare o samba, que o Tricolor chegou
Que balanço é esse que te faz delirar
A cadência chegou bate na palma da mão
É gol ,é gol, é gol, aqui é Conceição
Sacode a multidão
Itália, Brasil...Bola de Ouro conquistou
Reuniu sabedoria, mundial foi campeão
Na casa-mata a consagração
Camisa 7 rei do Rio
Tá no meu samba ô ô ô
O morro chegou, feliz da vida
É avalanche na avenida
Grêmio no Carnaval
Além da homenagem que o técnico gremista vai receber no Carnaval, o Grêmio também será contemplado na folia de 2020. Como presente de aniversário para o clube, foi fundado o Bloco Carnavalesco e Escola de Samba Imortal Tricolor. Os fundadores são José Maria de Oliveira (Zezão), André Malta (Folha) e José Ricardo de Oliveira (Zézinho).
Segundo Zézinho, fazem dois anos que eles estão trabalhando para dar início a esse projeto que nasceu em dose dupla, já que serão duas agremiações: o bloco e a escola de samba.
— Em 2020 somente o bloco irá desfilar. A escola de samba fará sua estreia somente em 2021 — conta.
O desfile do bloco carnavalesco deve acontecer entre janeiro e fevereiro na orla do Guaíba. Por enquanto, eles ainda estão providenciando a documentação.