O Grêmio comemorou na noite desta quinta-feira (19), com um jantar de gala, o aniversário de 116 anos que ocorreu no último domingo (15). A solenidade, realizada no centro de eventos Casa NTX, na zona norte de Porto Alegre, contou com a presença de dirigentes, jogadores do atual plantel — como Pedro Geromel, Maicon, Kannemann e Marcelo Oliveira — além de funcionários e ídolos do passado.
Antes da cerimônia começar, o Grêmio anunciou, como parte das comemorações do aniversário, o lançamento da pedra fundamental das obras que serão realizadas no CT Hélio Dourado, em Eldorado. O clube fará no local um investimento de R$ 9 milhões para construir novas estruturas e reformar as já existentes no complexo.
— Comemoramos 116 anos de uma instituição secular sem deixar de olhar para o futuro. A formação de atletas sempre foi, é e seguirá sendo fundamental para a sustentação de qualquer clube brasileiro — disse Romildo Bolzan, que durante o evento, recebeu uma placa de Humberto Busnello, terceiro vice-presidente do Inter, como homenagem pelo aniversário do Tricolor.
Ainda durante a cerimônia, o presidente confirmou que o Grêmio tem negociação avançada para renovar o contrato do atacante Everton. O objetivo é dar uma valorização ao atleta e também aumentar a multa rescisória para se proteger do assédio de times de fora do país.
— Queremos finalizar esta situação. Já estamos avançando e temos um relacionamento muito bom com o Everton. Não vamos deixar de fazer uma readequação para a atual situação do jogador, que é hoje o melhor do Brasil — destacou o dirigente.
Everton não esteve na festa. Representaram o grupo de Renato Portaluppi os zagueiros Geromel e Kannemann, o lateral Marcelo Oliveira e também volante Maicon. Nomes como China e Baidek foram alguns dos ex-atletas que se fizeram presentes na cerimônia. Em um recado ao quarteto de jogadores do atual elenco, Romildo destacou o comprometimento do atual grupo gremista e mostrou confiança na conquista da Libertadores.
— As derrotas doem muito. Nada dói mais do que a derrota. Caímos na Copa do Brasil, mas será reconfortante passar pelo Flamengo e conquistar a América outra vez — discursou Romildo, seguido de ovação dos torcedores presentes.
Ainda com as comemorações do aniversário em andamento, o Grêmio entra em campo neste sábado (21), às 21h, para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. O Tricolor ainda terá outros dois jogos pelo torneio, contra Avaí e Fluminense antes do confronto de ida da semifinal da Libertadores diante do Flamengo, em 2 de outubro.