Na noite desta terça-feira (27), o Grêmio encara o Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores, no Pacaembu, às 21h30min. A missão é reverter a derrota de 1 a 0 do jogo de ida. Na memória recente, o torcedor deve se lembrar de um gol de Everton que garantiu a classificação tricolor às semifinais da Copa do Brasil 2016, competição que conquistou e acabou com o jejum de 15 anos sem títulos.
No jogo de ida, já sob o comando de Renato Portaluppi, o Grêmio venceu por 2 a 1 na Arena, com gols de Ramiro e Pedro Rocha. Zé Roberto descontou para os visitantes. O gol fora de casa marcado pelos paulistas garantia uma classificação com vitória simples no jogo de volta.
No duelo de volta, no Allianz Parque, os paulistas pouparam titulares visando a disputa do Brasileirão. Mas, apesar disso, o Tricolor não teve vida fácil. No início do segundo tempo, depois de cobrança de escanteio, Edu Dracena saltou mais do que Geromel e ajeitou para Thiago Martins, que se impôs a Maicon, também por cima, e marcou 1 a 0.
Precisando empatar, Renato sacou Pedro Rocha do time e colocou Everton. E foi ele quem sofreu um carrinho de Allione, que resultou na expulsão do palmeirense. Com um a mais, o Grêmio passou a dominar o jogo. Com maior posse de bola, o Tricolor pecava na falta de objetividade e parava no paredão armado na frente da área do Palmeiras. Até que, a 30 minutos, Douglas lançou Everton, que venceu Jaílson com um chute forte e garantiu a vaga na semifinal.