O término da nona rodada do Brasileirão, quando o Grêmio venceu o Botafogo, trouxe a parada para a Copa América, disputada entre os dias 14 de junho a 7 de julho.
Com o fim da competição de seleções, o calendário dos clubes volta ao normal e, na próxima quarta-feira (10), a equipe de Renato Portaluppi volta a campo para o enfrentamento contra o Bahia, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Envolvido em três competições, o Tricolor aproveitou o período sem jogos para dar um descanso a seus jogadores. Depois, retomou os trabalhos buscando o aprimoramento de aspectos físicos e a recuperação de atletas lesionados.
Relembre o que ocorreu com o Grêmio durante a parada da Copa América.
Análise na contratação de Lucas Silva
Em busca de um volante com qualidade na saída de bola para ter uma nova alternativa no meio-campo, o Grêmio sondou Lucas Silva, do Cruzeiro. No entanto, o negócio esbarrou em três dificuldades. A primeira é que o jogador pertence ao Real Madrid, que deseja vender o atleta por um valor elevado. A segunda, o alto salário. E a terceira, a concorrência com equipes do Exterior. Apesar de já ter saído da equipe mineira, Lucas Silva ainda não anunciou onde vai jogar na sequência da temporada.
Reapresentação
Depois de 11 dias de recesso, os jogadores se reapresentaram no Hotel Vila Ventura, em Viamão. Com 32 jogadores, o técnico Renato Portaluppi começou a preparação de recuperação física e técnica do grupo para a maratona de jogos da temporada. O zagueiro David Braz foi a principal novidade. O zagueiro chegou do Sivasspor, da Turquia, e foi a única contratação feita pelo clube na parada. Além dele, o atacante da base Guilherme Azevedo também foi uma das caras novas no elenco.
Recuperação de Kannemann
Aos poucos, Kannemann, que havia sofrido uma lesão na vértebra, foi voltando aos trabalhos com o grupo. O defensor lesionou-se no empate em 0 a 0 com o Corinthians na primeira quinzena do mês de maio e ficou fora do grupo argentino que disputou a Copa América no país.. Na época, sequer foi substituído, pois não acreditava que a lesão tinha sido tão séria.
Lesão de Michel
O Grêmio teve uma baixa médica na intertemporada de inverno. Após sentir lesão em um treinamento, o volante Michel teve entorse no joelho esquerdo confirmada e passou por artroscopia. O tempo de parada não foi divulgado pelo departamento médico gremista, mas o jogador é desfalque certo para as primeiras partidas da retomada.
Derrota em jogo-treino para o São José
No primeiro jogo-treino em preparação ao segundo semestre, o Grêmio foi derrotado pelo São José, em jogo-treino realizado no CT Luiz Carvalho. Autor de dois gols, Cláudio Maradona foi o destaque na vitória do time de Rafael Jaques. A principal novidade gremista esteve no ataque. Luan começou jogando como falso 9, revezando na armação com Diego Tardelli, que por vezes também fazia o papel de centroavante. O camisa 7 mostrou boa movimentação. No segundo tempo, Renato escalou uma equipe totalmente reserva. O gol do Grêmio foi marcado por André.
Sondagem por Rafael Carioca
Em busca de mais um volante para o grupo, o Grêmio sondou Rafael Carioca, atleta formado nas categorias de base do clube. Quem confirmou foi o próprio empresário do jogador. O atleta seria um desejo do técnico Renato Portaluppi para o segundo semestre. No entanto, o Tricolor esbarrou em entraves financeiros. Atualmente no Tigres, do México, Rafael Carioca é titular da equipe treinada pelo brasileiro Tuca Ferretti.
Saída de Montoya
Walter Montoya chegou ao Grêmio em janeiro, por empréstimo junto ao Cruz Azul, do México, mas não conseguiu se adaptar em Porto Alegre. Depois de 12 jogos e dois gols, o jogador pediu pra sair. Seu destino foi o Racing, da Argentina. Após mais de um mês de negociações, o atleta foi liberado pelo tricolor e confirmado no novo clube.
Vitória em segundo jogo-treino
O Grêmio venceu o Criciúma por 2 a 1 no segundo jogo-treino do período de preparação, com gols de Alisson e André. O jogo marcou o retorno de Kannemann à zaga, recuperado da lesão na coluna, e um quarteto ofensivo formado por Alisson na direita, Tardelli centralizado no meio e Pepê na esquerda. Luan foi escalado como falso 9, mas constantemente trocava de lugar com Tardelli. Alisson e André marcaram os gols tricolores.
Goleada com os reservas no último jogo-treino
Os reservas do Grêmio golearam o Sindicato dos Atletas por 7 a 0 naquele que foi o último teste antes do jogo contra o Bahia, na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil. Os centroavantes André e Felipe Vizeu foram os principais destaques, com três gols de cada. O zagueiro Rodrigues marcou o outro gol da atividade.