O Grêmio já sondou nomes como Otávio, do Bordeaux-FRA, e Lucas Silva, do Cruzeiro, para a posição de volante. Agora, o alvo é Rafael Carioca, 30 anos, revelado pelo Tricolor em 2008, que atualmente joga no Tigres-MEX.
O empresário Fabio Santanna, que representa o atleta, admitiu conversas com o Grêmio. Mas, segundo ele, não foi feita nenhuma proposta oficial.
— Há tratativas, mas não tem nada fechado. Ele tem contrato com o Tigres até o meio do ano que vem, está feliz no futebol mexicano e é considerado como inegociável pelo presidente do clube — destaca o agente, que faz uma ponderação:
— Mas ele não descarta uma volta ao Brasil, até para ter mais visibilidade para chegar à Seleção.
O Grêmio, no entanto, nega essa possibilidade. O diretor de futebol Alberto Guerra disse que não há negociação em andamento para repatriar esse jogador.
— Não está nos nossos planos — afirmou o dirigente, que recentemente admitiu que o clube tentou contratá-lo há algum tempo, mas as negociações não avançaram.
Mas, caso haja interesse gremista, o Tricolor terá de superar a concorrência de outro brasileiro: o Flamengo. A equipe carioca busca mais um volante e Rafael Carioca está entre os possíveis nomes para reforçar o time do técnico Jorge Jesus.
Em duas temporadas no Tigres, o jogador tem 90 partidas disputadas e dois gols marcados. Por lá, Rafael Carioca já conquistou o Torneio Apertura e o Clausura, além da Copa dos Campeões da Concacaf, disputada entre o ganhador da Major League Soccer (Liga dos Estados Unidos) e da Campeón de Campeones (Liga mexicana). Antes disso, passou por Spartak Moscou-RUS, Vasco e Atlético-MG.