O Grêmio liberou o meia Walter Montoya das atividades do CT Luiz Carvalho nesta quarta-feira (3) para que ele possa assinar com o seu novo clube, o Racing, da Argentina. A negociação já durava mais de um mês e teve seus momentos cruciais nas últimas horas, quando foi definida a rescisão com o Tricolor. Ele irá aos Estados Unidos ainda nesta semana para se reunir com o restante do elenco do Racing, que realiza pré-temporada na América do Norte.
Contratado no começo do ano por empréstimo junto ao Cruz Azul, do México, o meia fez 12 partidas com a camisa gremista, marcando apenas dois gols. Agora, de volta à Argentina, o atleta atuará novamente sob o comando de Eduardo Coudet, seu ex-técnico nos tempos de Rosario Central. Com ele, nas temporadas 2015 e 2016, Montoya se destacou e acabou vendido ao Sevilla, da Espanha, indicado à época pelo técnico Jorge Sampaoli.
Para que a negociação fosse concretizada, o Grêmio abriu mão do vínculo que tinha com o jogador até o fim do ano. Assim, não receberá nenhum ressarcimento da equipe argentina.