O meia Jean Pyerre assumiu a titularidade no meio-campo do Grêmio em abril deste ano, quando a equipe vinha mal e Luan foi afastado pelo técnico Renato Portaluppi para recuperar a condição física. Desde então, o garoto de 21 anos teve altos e baixos ao longo dos 14 jogos que disputou, dando três assistências e marcando três gols.
Nas duas últimas partidas antes da parada para a Copa América, ele foi responsável direto pelas vitórias do Tricolor contra Fortaleza e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. No duelo contra a equipe cearense, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, ele deu um passe milimétrico para Pepê marcar o gol da vitória, aos 44 minutos do segundo tempo. Já no Rio de Janeiro, foi dele o único gol do jogo, de falta, aos 35 minutos da etapa final.
Até mesmo pelas boas atuações nas duas rodadas anteriores à pausa nas competições entre clubes, a opinião predominante entre torcedores e comentaristas esportivos é de que Jean Pyerre merece seguir como titular do time gremista. Renato, porém, está fazendo testes. Um deles, não tem o guri de Alvorada entre os 11 iniciais.
No jogo-treino do Grêmio contra o São José, na segunda-feira (1º), Jean atuou pela equipe reserva. O time que iniciou a atividade, na qual o Tricolor foi derrotado pelo Zequinha por 4 a 1, teve Diego Tardelli centralizado no meio, com Luan de falso 9. Ao longo do trabalho, eles invertiam o posicionamento. Pelos lados, estiveram Alisson e Pepê.
Jean Pyerre foi escalado na segunda parte da atividade na mesma função que vinha sendo utilizado antes da paralisação para a Copa América, no time titular. Ele teve ao seu lado Guilherme Azevedo (depois Vico) e Felipe Vizeu. O centroavante da equipe reserva foi André.
Para saber se Jean Pyerre deve ser mantido entre os titulares e qual o ataque ideal para o Grêmio, GaúzhaZH ouviu quatro comentaristas. Confira como eles escalariam a equipe de Renato Portaluppi.
Duda Garbi, gremista e comunicador do Grupo RBS
Aberto na direita: Tardelli
Centralizado no meio: Jean Pyerre
Aberto na esquerda: Everton
Centroavante: Luan
Gostaria que o Jean Pyerre ficasse no time titular, por ter as características ideais para um armador. Ele tem um bom passe em profundidade, a bola parada, consegue dar ritmo para o jogo e sou muito fã dele. Acho que essas características fazem dele um armador quase completo. Em breve, creio que ele estará entrando mais na área e fazendo ainda mais gols.
Maurício Saraiva, comentarista da Rádio Gaúcha e da RBS TV
Aberto na direita: Tardelli
Centralizado no meio: Jean Pyerre
Aberto na esquerda: Everton
Centroavante: Luan
Jean Pyerre é o cara que, nos últimos dois jogos do Grêmio antes da parada para a Copa América, tem um gol e uma assistência que deram seis pontos ao time de Renato Portaluppi. Não vejo a menor possibilidade de Jean Pyerre perder a titularidade, mesmo que o sistema seja alterado para Luan jogar adiantado.
Batista, ex-jogador e comentarista dos canais SporTV
Aberto na direita: Luan
Centralizado no meio: Jean Pyerre
Aberto na esquerda: Everton
Centroavante: Felipe Vizeu
Jean Pyerre estava jogando bem, fazendo gol. Tem tudo a seu favor para seguir sendo titular. O técnico pode mexer em outra posição, não naquela que está rendendo. Por isso, acho que pode funcionar ele junto com Luan, jogando mais aberto, e também com um centroavante. Sem falar no Everton, que é incontestável, do outro lado.
Eduardo Moreno, narrador do Grupo Globo
No meio: Michel (Rômulo), Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre
No ataque: Luan e Everton
Não sou um entusiasta desse esquema com três atacantes. Jogaria com um losango no meio, com Michel (Rômulo), Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre. Luan e Everton na frente. Quanto ao Jean Pyerre, acho que ele é um craque, um jogador extremamente promissor, mas ainda é "pirilampo", que acende e apaga ao longo de uma mesma partida. Mesmo assim, Jean Pyerre tem de ser titular desse time do Grêmio. Mas ainda acho que ele precisa ter mais intensidade. Ele não ajuda tanto na marcação, então é preciso arranjar um jogador para fazer essa função defensiva. Assim, o Jean Pyerre poderia brilhar mais. O Grêmio precisa ter carinho e atenção com esse jogador, porque ele pode ser, junto com o Luan, o ponto de desequilíbrio da equipe.