No primeiro jogo-treino em em preparação ao segundo semestre, o Grêmio foi derrotado pelo São José, em jogo-treino realizado na tarde desta segunda (dia 1º), no CT Luiz Carvalho. Autor de dois gols, Cláudio Maradona foi o destaque na vitória do time de Rafael Jaques.
A principal novidade gremista esteve no ataque. Luan começou jogando como falso 9, revezando na armação com Diego Tardelli, que por vezes também fazia o papel de centroavante. O camisa 7 mostrou boa movimentação. Por duas vezes, arriscou de fora da área, e o goleiro Igor fez boas defesas. Na melhor chance que teve, recebeu um cruzamento de Alisson e cabeceou firme, para o chão, para nova boa interceptação do goleiro do Zeca.
Ele e Tardelli comandaram as ações de frente, sempre pelo meio. Alisson caía do lado direito e Pepê na esquerda. O Rei da América de 2017 organizou o time, também auxiliando os volantes na construção de jogadas.
No entanto, quem venceu o jogo foi o São José, que estava jogando com a equipe reserva — já que o time de Rafael Jaques não está de férias e atuou no sábado. Cláudio Maradona abriu o placar contra a equipe titular do Grêmio no primeiro tempo. Ele recebeu um lançamento, puxou um contra-ataque sozinho e driblou o goleiro Paulo Victor.
Na segunda etapa, o atacante marcou mais uma vez. Quase sem ângulo, dominou pela ponta direita, fingiu que iria cruzar e chutou direto, forte, sem chances para Julio César – o Grêmio atuou com os reservas na etapa final. Gegê fez mais um para o São José: 3 a 0. Jean Pyerre, que que fez boa partida, cruzou para André, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede e descontar. No entanto, antes do apito final, Gegê fez mais um e deu números finais ao encontro: 4 a 1 para o São José.
O Grêmio do primeiro tempo teve Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Rômulo, Maicon, Alisson, Diego Tardelli e Pepê; Luan.
Na etapa final, o Tricolor jogou com: Julio César; Leonardo Moura (Patrick), Rafael Galhardo, Rodrigues e Juninho Capixaba; Darlan, Thaciano, Guilherme Azevedo (Vico), Jean Pyerre e Felipe Vizeu; André.