O Grêmio ainda busca um substituto para Ramiro desde a negociação do atleta, na virada de ano, para o Corinthians. Alguns nomes já foram utilizados em 2019 na posição, mas sem nenhum ter tido a afirmação esperada. Alisson, Montoya, Tardelli e outros já foram escalados no setor. Como o clube, em um primeiro momento, não deve buscar outras alternativas no mercado, Renato Portaluppi pode criar uma solução caseira: Rafael Galhardo.
O próprio lateral-direito confirmou ter atuado no início da carreira na meia direita. Ele foi utilizado no jogo-treino do último sábado (6), contra o Sindicato dos Atletas, no meio-campo e se colocou à disposição da comissão técnica.
— Quem está no Grêmio tem que estar preparado para jogar em qualquer função. O Grêmio tem grandes jogadores ali. Acho que fiz um bom treino. Estou à disposição para ajudar o Grêmio onde o Renato me colocar — relatou, após a atividade.
Com uma concorrência forte na briga pela lateral direita, um lugar no meio-campo pode ser mais viável para Galhardo. No momento, ele é o terceiro na hierarquia do lado na linha defensiva. Leonardo Gomes é o titular e Léo Moura, o reserva imediato.
Alguns personagens do mundo da bola conhecem Rafael Galhardo há um bom tempo. Um dos técnicos que comandou o jogador no Flamengo, em 2010, foi Silas. Para ele, esse novo posicionamento para o atleta pode render.
— Tem altura, tem chute, tem habilidade, ele enxerga bem o jogo. Na meia, não tem uma obrigação tão grande de marcar, que não é o ponto forte dele. É um cara alto que pode aparecer na área para fazer gol. Se o Renato está enxergando, tem tudo para dar certo — avalia Silas.
Outro ex-comandante do clube carioca, o jornalista Washington Rodrigues acredita na capacidade de recuperação do atleta. Segundo ele, Renato é especialista no quesito.
— Eu o acompanhei desde que chegou, menino. Era destaque, mas ele deu um azar danado. Como lateral-direito, ele tinha o Léo Moura como titular. No Vasco, não teve muitas oportunidades. No meio-campo, pode dar certo a improvisação por ter habilidade. É um bom jogador e o Renato pode aproveitar, já que o Renato tem essa capacidade de recuperar jogadores, e o Galhardo é um excelente lateral-direito — aposta o ex-técnico, hoje comentarista.
Um dos responsáveis pela primeira passagem de Galhardo pelo Grêmio, em 2015, é Ivo Wortmann. Quando o jogador foi contratado no começo do ano, ele fazia parte da comissão técnica de Felipão.
— Não me surpreende. Antes de ele vir para o Grêmio, jogou no Bahia, contra o Grêmio, como segundo volante pelo lado direito. Ele tem essa facilidade. Dependendo de como se joga, ele se adapta bem. Se jogar com duas linhas de quatro, pode ser volante ou jogar como o Ramiro fazia. Ele é muito versátil, tem a bola parada. É um jogador que se adapta muito bem. O Grêmio vinha jogando com a linha de três no meio-campo, ele pode fazer essa função. Tem boa qualidade técnica, o Renato viu isso — ponderou Wortmann.
Se Galhardo for utilizado na nova posição, ainda não deve ser como titular. Com um calendário apertado para os próximos jogos, a tendência é que o time alternativo seja colocado em campo com certa frequência. Neste cenário, a oportunidade de Galhardo pode aparecer tanto na lateral, quanto mais adiantado.