O técnico Vanderlei Luxemburgo esteve à frente do Grêmio entre 2012 e 2013. Com o clube, passou pela transição do Estádio Olímpico para a Arena. No entanto, deixou Porto Alegre sem títulos conquistados, sendo substituído por Renato Portaluppi na ocasião.
Após isso, Luxa passou, até 2017, por Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Tianjin Tianhai — na época com o nome de Tianjin Quanjian —, da China, e Sport Recife. Nesse período, enfrentou o Grêmio em cinco oportunidades, todas pelo Brasileirão, e não venceu nenhuma.
Poucos meses após sua demissão, em 2013, Luxemburgo, no comando do Fluminense, recebeu o Grêmio no Maracanã. Bressan abriu o placar no primeiro tempo, mas Rafael Sobis deixou tudo igual, já aos 45 minutos da etapa final.
Quase um ano depois, clube e treinador se encontraram novamente no Maracanã, mas agora com Luxa comandando o Flamengo. A partida se encaminhava para um empate sem gols quando Luan, nos acréscimos, fez o gol da vitória do Grêmio de Felipão.
No returno daquele Brasileirão, as equipes se enfrentaram na Arena. Na última rodada, com os dois times fora da briga por vaga na Libertadores, um empate por 1 a 1. Luiz Antônio marcou para o Fla, enquanto Luan empatou para o Tricolor.
Em 2015, Luxa assumiu um modificado Cruzeiro, que havia perdido muitas peças do seu elenco após ser campeão nacional nas últimas duas temporadas. No confronto contra o Grêmio, em Porto Alegre, vitória do time treinado por Roger Machado por 1 a 0, gol de Douglas, de pênalti.
Passados mais de dois anos, o Sport apostou em Luxemburgo. Mas, no duelo na Arena, os pernambucanos foram massacrados: 5 a 0. Com Renato no comando, o Grêmio marcou com Edílson, Everton, Fernandinho, duas vezes, e Dionathã.
Desde o trabalho na equipe nordestina, o técnico estava sem clube. Na atual temporada, então, Luxemburgo acertou com o Vasco, com a missão de livrar o time carioca do rebaixamento. Neste sábado (13), ele visita a Arena do Grêmio mais uma vez. O duelo ocorre às 17h, no retorno do Brasileirão após a disputa da Copa América.