Após quase três meses, o Grêmio voltará a campo pela Libertadores da América nesta semana para a disputa das oitavas de final. Na quinta-feira (25), às 21h30min, o Tricolor vai receber na Arena o Libertad, que foi seu adversário na fase de grupos. GaúchaZH traz informações do que mudou no time paraguaio para o mata-mata da competição continental.
Primeiro colocado do Grupo H, com 12 pontos – dois a mais que o Grêmio -, o Libertad teve poucas mudanças para as oitavas de final. O clube contratou apenas um jogador, o atacante Alfio Oviedo, de 23 anos, que estava no Newell's Old Boys – onde era reserva. Os outros jogadores que entraram na lista da Libertadores são oriundos das categorias de base.
Das categorias de base, aliás, foi que saiu a novidade no time titular do Libertad. O garoto Iván Franco, de 19 anos, chegou a disputar a fase de grupos, mas como reserva. Na retomada do futebol paraguaio após a Copa América – que é um início de temporada no país -, o meia-atacante se firmou entre os 11 titulares do técnico argentino José Chamot.
Habilidoso, Iván Franco é um jogador que alia qualidade técnica com velocidade e boa capacidade de infiltração e finalização. O meia esteve no grupo da seleção paraguaia que disputou o último Sul-Americano Sub-20 e é considerado como uma grande promessa. A imprensa paraguaia publicou recentemente que ele estava sendo observado pelo PSG.
— Franco é a revelação do nosso futebol. Ganhou espaço no torneio local por méritos. Tem qualidade e um bom drible embora ainda falhe no ponto de vista tático — observa Jorge Saucedo, da Radio Uno, de Assunção.
Base mantida
Fora a entrada de Iván Franco, o Libertad teve poucas mudanças. O provável time do técnico José Chamot para quinta-feira poderá ter a repetição de até nove titulares daquela vitória de 1 a 0 do time paraguaio sobre o Grêmio na fase de grupos.
O experiente centroavante Óscar Cardozo ainda se recupera de uma lesão muscular sofrida durante a Copa América e é dúvida. Sua presença do time pode mudar o posicionamento do garoto Iván Franco. Com Cardozo e Adrián Martínez no ataque, Franco deverá atuar pelo lado esquerdo. Sem o centroavante, o garoto é cotado para começar próximo de Martínez, na faixa central do campo.
Jogadores afastados
Durante o período de parada da Libertadores, o Libertad afastou do seu plantel o meia Jorge Recalde e o o lateral-direito Alan Benítez. Ambos têm contrato até o final de 2019, mas passaram a treinar em separado por não terem aceitado estender seus vínculos com o clube. Recalde chegou a ser titular em duas partidas na Libertadores e tem dois gols marcados – nas vitórias sobre Rosario Central e Universidad Católica. Outro atleta que deixou o clube foi Ángel Lucena, que acertou com o Cerro Porteño.
O Libertad já realizou três partidas após a parada da Copa América. A primeira foi uma goleada de 8 a 2 sobre San Antonio pela Copa do Paraguai. Pelo Campeonato Paraguaio, o time comandado por José Chamot fez dois jogos, vitórias sobre Sportivo San Lorenzo e Guaraní, ambas por 1 a 0.