Com a sequência de lesões e improvisações no sistema defensivo do Grêmio, Renato Portaluppi teve de alçar um garoto para o time titular. Rodrigues — conhecido na base como "Tonhão" — estreou com a camisa do Tricolor no final do mês de maio, na vitória em casa sobre o Atlético-MG. De lá para cá, foram cinco partidas, com atuações elogiadas inclusive pelo titular da posição, Kannemann.
— Ele foi muito bem. A gente fica feliz porque ele é um grande guri, além de ser um grande jogador. Está trabalhando forte e bem no dia a dia. É muito bom quando caras como ele têm a possibilidade de jogar e fazer a coisa certa como ele fez. Além disso, encontramos outro jogador que pode ser utilizado e ajudar o time. Parabéns para ele — disse o zagueiro que revelou estar em fase final de recuperação após a fratura de uma das vértebras.
O argentino também destacou a contratação de David Braz. O atleta já treina com a camisa gremista, mas ainda não foi apresentado e nem anunciado oficialmente. O clube aguarda a abertura da janela de transferências internacionais no próximo dia 1º de julho, já que ele estava atuando pelo Antalyaspor-TUR.
— Todo mundo sabe o nível do David. Enfrentamos ele outras vezes e é um grande jogador. Eu percebo que ele está muito feliz aqui. Para nós, falou que queria jogar muito aqui e isso é importantíssimo. Ele tem muita vontade, que é o que o homem (Renato) e todo mundo aqui cobram. Vai nos ajudar muito — afirmou.