O técnico Renato Portaluppi quer um Grêmio trocando passes com objetividade e definindo a jogada de forma mais rápida no segundo semestre. Foi o que indicou o treino da manhã deste domingo (30), no CT Luiz Carvalho. Misturando titulares e reservas, o treinador deu ênfase a esses fundamentos e não esboçou uma equipe titular.
A atividade foi realizada em campo reduzido e tinha 12 jogadores para cada lado. Quando uma equipe chegava ao campo de ataque, tinha um minuto para definir a jogada com um chute a gol. Cada atleta só poderia dar no máximo três toques na bola, obrigando a troca de passes curtos em um espaço pequeno. Se o prazo de tempo estourasse e o time não finalizasse, a posse de bola tinha que ser devolvida para a outra equipe.
O grupo sem coletes era formado por: Paulo Victor: Léo Moura, Galhardo, Pedro Geromel e Juninho Capixaba; Maicon, Rômulo, Jean Pyerre, Vico e Patrick; Pepê e Felipe Vizeu. Já a equipe sem colete foi escalada com: Júlio Cesar; Leonardo Gomes, David Braz, Rodrigues e Cortez; Darlan e Thaciano; Diego Tardelli, Guilherme Azevedo, Luan, Alisson e André.
Em recuperação de uma lesão em uma das vértebras, o zagueiro Kannemann ficou na academia neste domingo (30) e é dúvida para o jogo contra o Bahia, no dia 10 de julho, pela Copa do Brasil. Se ele não puder atuar, será substituído por David Braz. O zagueiro Paulo Miranda fez corridas ao redor do campo e não tem previsão de retorno. Já o volante Michel ficará fora por cerca de 30 dias em virtude de uma cirurgia no joelho esquerdo. Titular da equipe, o volante Matheus Henrique não participou do trabalho com bola e permaneceu realizando atividades na academia.
O primeiro esboço de time titular na intertemporada gremista foi feito no coletivo de sábado (29). A novidade foi a utilização de Luan como centroavante, com André e Felipe Vizeu atuando na equipe reserva. O camisa 7 teve o mesmo posicionamento de 2016, quando o Grêmio foi campeão da Copa do Brasil.
A equipe titular deste coletivo teve: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, David Braz e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Diego Tardelli; Luan.