Pepê vem virando uma espécie de talismã da equipe do Grêmio. O jovem atacante, de 22 anos, teve as primeiras oportunidades no time principal no final de 2017 e passou a integrar o elenco profissional desde então. Jogou na ponta direita, mas é no lado oposto que é mais utilizado.
É tratado como um eventual substituto de Everton — e potencial sucessor em caso de negociação. São 45 jogos com a camisa gremista e oito gols marcados. O último deles gerou a vitória sobre o Fortaleza. Por issou, abriu-se a discussão se o jogador merece mais espaço.
Segundo o comentarista Diogo Olivier, é a vez do jovem atacante. Para ele, somente com uma sequência será possível saber do que Pepê é capaz.
— Ele fez um ótimo Gauchão. Foi um dos goleadores. No Brasileirão, não aproveitou bem as oportunidades que apareceram. Com jovens da base, a oscilação é natural. Sem comparações, foi assim também com Everton e Luan. Não faz sentido investir tanto em uma promessa para, quando a chance aparece, não lhe dar sequência de modo a ter certeza da sua capacidade — comenta Diogo.
Já para José Alberto Andrade, repórter e apresentador da Rádio Gaúcha, tudo vai acontecer naturalmente. Além das características da revelação da base gremista, ele agrega taticamente ao time de Renato.
— Merece o espaço natural. Por mais que ainda haja uma grande distância técnica entre ele e Everton, Pepê tem boa qualidade individual, é agudo, mostra capacidade no drible e, acima de tudo, se movimenta de maneira semelhante ao titular, o que não desvirtua ou "entorta" o esquema tático. Deve ter sequência — argumenta Zé Alberto.
O narrador Pedro Ernesto Denardin acredita que Pepê mereça a titularidade por outros motivos. Segundo Pedro, tudo depende do ritmo de jogo.
— Ele é o jogador mais veloz, mais insinuante e que mais agride o adversário. Tem capacidade técnica para driblar e surpreende os adversários. Alia a tudo isto boa capacidade de conclusão. Logicamente, precisa ter mais oportunidades para ganhar o indispensável ritmo de jogo. Se Everton for vendido na janela que está por se abrir, ele ocupará este espaço com muito bom nível. Romildo Bolzan fala com entusiasmo sobre o aproveitamento deste jogador. Com as bênçãos do presidente, seu caminho está traçado. Sua utilização pode até, ou deve, ser imediata — destaca Pedro.
A próxima chance para ver Pepê em campo deve ser nesta quarta-feira (12). O atleta está relacionado para enfrentar o Botafogo, no Rio de Janeiro, às 19h15min. Ele disputa uma posição com Diego Tardelli.