O Grêmio pode ter um problema na lateral esquerda para o jogo contra o Corinthians, neste sábado (9). Com Cortez lesionado, Juninho Capixaba seria o substituto natural. No entanto, o atleta ainda está vinculado contratualmente ao clube paulista. A sua utilização implicaria no pagamento de uma multa de cerca de R$ 500 mil. A direção gremista irá propor um acordo ao adversário para poder escalar o atleta. Caso contrário, o técnico Renato Portaluppi teria que improvisar no setor ou então utilizar o jovem Guilherme Guedes, do grupo de transição.
Juninho Capixaba já está adquirido em definitivo pelo Grêmio. Em fevereiro, a direção gremista acertou com o Corinthians a compra dos direitos federativos do jogador. No entanto, o novo contrato, com duração de quatro anos, só vigora a partir de 1° de junho. Até 30 de maio, o atleta está atuando pelo vínculo antigo, de empréstimo, que estipula o pagamento de uma multa em caso de escalação contra o clube paulista.
— Nós já definimos a situação do Juninho. Mas só vamos fazer a alteração do vínculo federativo ao final de maio. O contrato em vigor prevê uma multa, mas como a situação já está resolvida, nós vamos fazer uma conversa com o Corinthians para liberá-lo imediatamente. É uma questão moral. Se prevalecer o contrato de hoje, tem uma multa. Daqui a 20 dias, não tem mais a multa. Nós ficamos de conversar com eles. Acho que vai ter a sensibilidade, sim. Mas não é uma coisa que dependa da gente — disse o presidente Romildo Bolzan Júnior ao GaúchaZH.
O técnico Renato Portaluppi definirá a equipe titular nesta sexta (10), em treino fechado. Logo após a atividade, a delegação inicia a viagem para São Paulo.