A Universidad Católica, adversária do Grêmio às 19h15min de quarta-feira (8), pela Libertadores, desembarcou no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pouco antes das 21h desta segunda. O time chileno preservou alguns de seus principais jogadores na derrota por 1 a 0 diante do O'Higgins, no sábado, pelo Campeonato Chileno. Assim, o técnico Gustavo Quinteros tem todos os jogadores à disposição. Até mesmo os experientes atacantes Edson Puch e Sebastián Sáez, que eram dúvida, estão na capital gaúcha para a partida decisiva.
Para garantir a classificação às oitavas de final da competição sul-americana, a Católica precisa vencer o Tricolor na Arena. Como ambos têm sete pontos no Grupo H, o empate favorece a equipe gaúcha, que tem vantagem no saldo de gols e foi elogiada por Quinteros.
— Sabemos que o Grêmio joga bem, que ataca muito, que gera muito perigo, que ataca com os laterais e tem jogo pelo meio. Mas eles vêm de duas derrotas em três jogos, embora jogando bem — destacou o treinador do time rival, que também falou sobre a prioridade da sua equipe na temporada:
— A Libertadores é um objetivo importante, mas o principal é conquistarmos o bicampeonato chileno no fim do ano.
O goleiro Matias Dituro, titular da equipe chilena, contou que assistiu à derrota do Grêmio contra o Fluminense, a qual definiu como "um grande jogo". E, para a quarta, espera uma vitória da Católica:
— Sabemos que é uma partida difícil, mas vamos em busca da vitória. Sabemos o que o Grêmio representa, mas vamos com a convicção de que podemos buscar o resultado.
Assim, a Católica deve mandar a campo Dituro; Magnasco, Lanaro, Kuscevic e Cornejo; Fuentes, Aued, Pinares e Fuenzalida; Puch e Sáez.