Com apenas dois pontos em 15 disputados, o Grêmio está tendo sua pior arrancada de Brasileirão na era dos pontos corridos. Desde 2003, quando a CBF mudou o formato do torneio, o clube nunca havia chegado à quinta rodada sem obter uma vitória sequer. A equipe de Renato Portaluppi entrou na zona de rebaixamento na segunda rodada e permanece lá desde então.
A última vez que o Tricolor permaneceu tanto tempo assim no Z-4 foi em 2010, entre a nona e a 13ª rodadas. À época, o time gremista era treinado por Silas, que não resistiu às cinco rodadas entre os últimos colocados — com derrotas para Grêmio Prudente e Fluminense e empates contra Vasco, Cruzeiro e Inter — e foi demitido após perder de 2 a 1 para o Fluminense em casa.
Quem assumiu o comando técnico gremista foi justamente Renato Portaluppi, que iniciava sua primeira passagem como treinador pelo seu clube do coração. Logo em seu primeiro jogo, uma vitória sobre o Goiás por 2 a 0, no Olímpico, com dois gols de William Magrão, fez o time subir para a 15ª colocação.
Em 25 rodadas, Renato tirou a equipe do Z-4 e, com uma reação espetacular, conseguiu garantir a classificação para a Libertadores 2011, terminando o Brasileirão em quarto lugar.