A escassez de zagueiros é um dos principais problemas do Grêmio na temporada. Devido às lesões de Paulo Miranda e Marcelo Oliveira, apenas a dupla titular Pedro Geromel e Kannemann está à disposição do técnico Renato Portaluppi. Para contornar a questão, o treinador conta com três "curingas" no elenco: Michel, Rômulo e Cortez.
Michel é a primeira opção entre as improvisações. Jogou na zaga contra o Avaí, nesta quarta (2), pelo Brasileirão, e em diversos jogos do Campeonato Gaúcho. A segunda opção é Rômulo, que também foi utilizado no setor no Gauchão e já atuou naquela função em alguns momentos na carreira.
Já Cortez não é exatamente um zagueiro improvisado. Porém, em caso de extrema necessidade, é considerado o jogador mais talhado para fechar a defesa caso definitivamente não haja outra alternativa. Foi assim no empate com o Juventude por 0 a 0, no jogo de volta das quartas de final do Gauchão. Na ocasião, Marcelo Oliveira sofreu lesão grave e o lateral teve que ir para zaga. Juninho Capixaba foi o lateral.
A ideia da direção gremista é resolver este problema de vez na janela internacional de transferências, que se abre no dia 1° de julho. Os zagueiros Gil, do Shandong Luneng-CHN, e Alexander Barboza, do Defensa y Justicia-ARG, são alguns dos nomes observados para reforçar o setor. Além disso, o zagueiro Kannemann é alvo de sondagens e pode deixar o clube.