O Grêmio busca um zagueiro para reforçar sua equipe para a sequência da temporada. Com apenas quatro jogadores para a função no elenco atual, o clube está de olho no mercado. O argentino Alexander Barboza, do Defensa y Justicia, é um nome que vem sendo observado pelo time de Renato Portaluppi.
Aos 24 anos, o zagueiro foi revelado pelo River Plate e emprestado para Atlético Rafaela, em 2015, e Defensa y Justicia, em 2016. No meio do ano seguinte, retornou ao time millonario, sendo campeão da Copa Argentina. No entanto, foram poucas as chances recebidas do técnico Marcelo Gallardo.
— As oportunidades não apareceram em grande quantidade para ele. O River sempre teve uma zaga bem consolidada, então todas as tentativas de jogadores jovens foram bloqueadas por jogadores experientes. E tanto lá como cá (no Brasil), a cria da casa sempre tem mais dificuldade — analisa Lucho Silveira, comentarista da plataforma DAZN.
Com isso, Barboza foi emprestado novamente ao Defensa y Justicia no começo de 2018. A partir daí, passou a ter continuidade e, consequentemente, ganhou destaque com a camisa do pequeno clube argentino.
Na Sul-Americana de 2018, a equipe foi até as quartas de final, sendo eliminado pelo vice-campeão Junior Barranquilla. Já neste ano, na Superliga Argentina, o Defensa fez uma campanha surpreendente, brigando pelo título com o Racing até a reta final. Acabou com o segundo lugar e a vaga inédita para a Libertadores. Durante a jornada no torneio nacional, Barboza disputou 24 dos 25 jogos, marcando um gol.
— Tem uma excelente bola área, tem 1,93m, tornou-se capitão do time e fez um grande grupo com o Beccacece (treinador do Defensa y Justicia). Não é um jogador de grandes arrancadas ofensivas, é mais posicionado. Tem frequência e sequência, não sai por expulsão, joga sério, muito duro, mas leal da mesma forma — destaca Lucho Silveira.
O contrato do zagueiro com o River Plate é válido até o meio de 2021. Já no final de junho deste ano, encerra-se o empréstimo ao Defensa y Justicia. Segundo o site Transfermarkt, o valor de mercado do jogador é de 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 19,8 milhões).
— Na teoria, está pronto, agora é a hora de investir neste jogador. Não só o Grêmio, mas qualquer outro clube que imagino que tenha ele no radar. Ele é de uma base importante e vem de duas ou três temporadas se destacando, subindo de produção — completa Lucho, que acredita que o zagueiro não deve ter mais oportunidades no River.