Renato Portaluppi recebeu na tarde de segunda-feira (22) o troféu de melhor técnico da Libertadores de 2017. A programação previa a entrega do prêmio durante o encontro de técnicos, realizado no início de 2019. Na ocasião, Renato estava em uma semana importante de treinos em Porto Alegre e não compareceu.
Por isso, a Conmebol aproveitou a presença do Grêmio no Paraguai e providenciou a solenidade, que foi feita no próprio campo de treinamentos da entidade. Após o trabalho do Grêmio, sob muita chuva, o técnico recebeu o troféu das mãos do presidente Alejandro Dominguez.
— Fiquei muito feliz, o troféu de melhor treinador da América em 2017. Eu fico feliz pelo meu clube, que conquistou a Libertadores. Do presidente ao roupeiro, todo mundo teve uma participação. E, sem dúvida alguma, o meu grupo, porque se não fosse o meu grupo o Grêmio não teria ganho aquela Libertadores — afirmou o treinador.
Bem humorado, Renato ainda brincou que não teria onde guardar a homenagem.
— Lá em casa não tem mais espaço, mas vou achar um lugarzinho, porque é um troféu especial.
Este não é o primeiro prêmio individual que a conquista da Libertadores de 2017 rende ao elenco gremista. Luan, principal destaque do time dentro de campo, recebeu o troféu de Rei da América do jornal uruguaio El País.