Após a vitória no Gre-Nal, Renato Portaluppi foi taxativo em dizer que o Grêmio jogará com time reserva contra o Pelotas na Boca do Lobo na próxima quarta-feira (20). O treinador, porém, terá dificuldades para definir o grupo da viagem, dependendo da evolução do quadro de virose de alguns profissionais do elenco. O próprio técnico não estará no banco de reservas nesta partida. Ele ficará em Porto Alegre com os jogadores titulares e contou que trabalhou no clássico deste domingo (17) sob o efeito de medicamentos para suportar o mal-estar.
O departamento médico tricolor não identificou ainda a causa da virose que afetou jogadores como os goleiros Paulo Victor e Julio César, o zagueiro Pedro Geromel e o meio-campo Thaciano que, no banco de reservas, apresentou febre durante o Gre-Nal. Os sintomas do problema são fortes cólicas e náusea, muitas vezes acompanhadas por elevação de temperatura.
Os médicos farão uma análise dos casos conhecidos e um exame minucioso nos demais atletas na reapresentação desta segunda-feira (18), no CT Luiz Carvalho. Segundo o médico Paulo Rabaldo, os relatos são de melhoras nas condições em todos os casos nas 12 horas que se seguiram depois do clássico. Há, porém, a necessidade de se avaliar a debilidade física decorrente do enfraquecimento nos últimos dias.
Se os goleiros permanecerem sem condições, Brenno será o titular mais uma vez, mas haverá dificuldades na suplência, pois Phelipe Megiolaro está em tratamento de lesão muscular e o time de transição está excursionando pela Europa. Na lateral direita, caso Renato queira preservar Leonardo Gomes, também haverá carência. O recém-contratado Galhardo ainda não tem condições físicas ideais, e a improvisação mais viável seria Thaciano, um dos atingidos pela virose.
Além do treinamento da tarde de segunda, haverá trabalhos na manhã desta terça-feira antes da viagem a Pelotas. Para o primeiro jogo das quartas de final do Gauchão, no próximo final de semana, a expectativa gremista é de que todos os casos de virose estejam solucionados. Os desfalques certos seriam apenas Everton e Kannemann, que estarão nas seleções de Brasil e Argentina, respectivamente.