Não foi como o esperado o início de Libertadores do Grêmio. Na Argentina, o time de Renato Portaluppi ficou só no empate contra um Rosario Central em crise e que ainda não sabe o que é vencer em 2019. Na segunda rodada da competição, na próxima terça-feira (9), às 21h30min, o Tricolor recebe o Libertad-PAR em confronto direto pela primeira posição do Grupo H.
Confira cinco momentos do empate do Grêmio
1. Primeira vez saindo atrás do placar
O torcedor do Grêmio não estava mais acostumado a ver o time sair atrás do marcador. Com apenas um gol sofrido nesta temporada até a partida de quarta-feira (6), o Tricolor não sabia o que era estar atrás do placar desde 21 de novembro de 2018, quando perdeu por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. O gol do Rosario também foi o primeiro de bola rolando que o time levou em 2019, já que o anterior, no empate em 1 a 1 contra o Aimoré, surgiu em uma cobrança de falta.
2. Milagre do goleiro e golaço do Everton
A última imagem de Everton na Libertadores não era boa: contra o River Plate, pela semifinal de 2018, o atacante teve a chance de marcar o 2 a 0 a favor do Grêmio, mas parou no goleiro Armani e viu o time argentino crescer e virar nos minutos finais. Em Rosario, Cebolinha teve a chance de empatar após boa jogada de Marinho, mas acabou parando em um milagre de Ledesma.
Não demorou, contudo, para a imagem do atacante veloz e goleador reaparecer. No lance seguinte, Everton deixou dois marcadores para trás e arriscou o chute cruzado para garantir o empate na Argentina.
3. Polêmicas de arbitragem
O equatoriano Roddy Zambrano deixou de marcar um pênalti para cada equipe em confusões na grande área. O primeiro foi a favor do Grêmio, quando Zampedri agarrou Pedro Geromel até quase rasgar a camisa do zagueiro gremista.
No final do primeiro tempo, o erro foi contra o Rosario. Em novo lance envolvendo Geromel e Zampedri, o defensor do time de Renato usou o cotovelo para acertar o adversário, que foi ao chão. Os dois foram amarelados por conta da discussão que sucedeu o lance.
4. Gols perdidos por Vizeu
Principal esperança de gols do Grêmio para 2019, Felipe Vizeu não conseguiu corresponder às expectativas na Argentina. O centroavante teve pelo menos quatro boas oportunidades para colocar o time gaúcho à frente do placar, mas desperdiçou todas. Na primeira, após belo cruzamento de Leonardo Gomes, acertou cabeçada defendida por Ledesma. Depois, mandou para fora assistências de Cortez e Everton, além de errar a finalização após confusão na grande área.
5. Falta cobrada por Jean Pyerre
O gol da vitória gremista quase veio dos pés de Jean Pyerre. Tido como um grande batedor de faltas nas categorias de base, o meia teve uma rara oportunidade para cobrar uma falta pelo profissional. Já nos minutos finais, Jean acertou a força, mas pecou na direção: buscando o ângulo, acabou sendo parado pela trave.