O grupo de transição do Grêmio encerrou de forma invicta a turnê pela Europa. Foram seis partidas disputadas contra equipes de Portugal e da Espanha. A campanha foi quase perfeita, com cinco vitórias e um empate e 14 gols marcados e seis sofridos. Os destaques do elenco durante o período no velho continente foram os meio-campistas Patrick e Jhonata Robert, que marcaram três gols cada.
O assessor da presidência Kevin Krieger, que acompanhou a equipe na viagem, fez uma avaliação sobre o período e salientou que o principal objetivo da categoria é continuar o trabalho de formação de atletas para o grupo profissional do clube:
— Saiu tudo como planejado. Ótimos campos de treinamento, bons amistosos, logística e acomodações. Conseguimos montar um grupo de 18 jogadores para a viagem, que fizeram um excelente trabalho. Sair daqui com com cinco vitórias e um empate foi super importante para a consolidação do grupo de transição. Acreditávamos muito no grupo, mas os resultados foram espetaculares. O principal objetivo desse grupo é a formação de jogadores para que eles cheguem prontos no grupo principal do Grêmio. Hoje, temos sete jogadores no grupo profissional que passaram por todas as etapas da base e foram utilizados na transição — ressaltou.
A viagem também proporcionou experiências para os administradores do grupo de transição. Krieger falou sobre a estrutura das equipes europeias nas divisões de base e exaltou o nível do futebol praticado por eles.
— A gente observou também nesta viagem o investimento e trabalho de formação que é feito nos clubes que enfrentamos aqui na Europa. Eles têm um trabalho espetacular na divisão de base e em todas estas etapas de formação. Foi uma experiência muito interessante para nós podermos enxergar e observar outras escolas. Os próprios jogadores falam da velocidade de raciocínio durante o jogo e o quão rápido é a partida — explicou.
Sobre a utilização dos jogadores no grupo profissional, Krieger salientou que a decisão fica a cargo da comissão técnica. Porém ele acredita que, pelos inúmeros jogos e competições que o Grêmio terá pela frente, algum destes jogadores deve ser utilizado no segundo semestre de 2019.
— Aí ficará a cargo dos responsáveis pelo grupo profissional avaliar quais jogadores teriam as condições de serem aproveitados durante a temporada. Assim que chegarmos a Porto Alegre, teremos uma reunião com a direção executiva e comissão técnica para apresentarmos o relatório do rendimento da equipe na Europa. Eu acredito muito que no segundo semestre teremos algum jogador desse grupo entre os titulares — finalizou.
Os 18 jogadores que trabalharam com Thiago Gomes:
- Goleiros: Vinicius Machado e Gabriel Chapecó
- Laterais: Felipe, Guilherme Guedes e Ericson.
- Zagueiros: Rodrigues, Ruan e Matias.
- Volantes: Victor Bobsin, Frizzo e Lucas Araújo.
- Meias: Patrick, Jhonata Robert, Isaque e Guilherme Dantas.
- Atacantes: Joanderson, Léo Chú e Da Silva.
Campanha da transição na Europa:
- Louletano 0 x 2 Grêmio — gols de Lucas Araújo e Isaque
- Betis 2 x 3 Grêmio — gols de Jhonata Robert, Ruan e Léo Chú
- Sevilla 1 x 1 Grêmio — gol de Jhonata Robert
- Benfica 0 x 2 Grêmio — gols de Patrick e Joanderson
- Vitória de Guimarães 2 x 3 Grêmio — gols de Jhonata Robert, Patrick e Guilherme Guedes
- Braga 1 x 3 Grêmio — gols de Joanderson, Patrick e Isaque