Diego Tardelli é o novo reforço do Grêmio. O atacante de 33 anos chega como a principal contratação tricolor depois de ter passado as últimas quatro temporadas no futebol chinês. Profissional desde 2005, Tardelli já atuou por São Paulo e Flamengo, além de experiências internacionais e na Seleção Brasileira. Mas foi nas duas passagens pelo Atlético-MG que o jogador ganhou mais destaque. GaúchaZH relembra 10 momentos importantes da carreira do centroavante.
1) Estreia no São Paulo
Depois de ter passagens por Santos e União Barbarense nas categorias de base, Tardelli chegou ao Morumbi em 2003, quando marcou nove gols em 23 partidas. Se firmou como titular em 2005, quando foi artilheiro do time na campanha do Paulistão, com 12 gols.
2) Ida para a Europa
A primeira experiência fora do Brasil para Tardelli foi no Real Betis, da Espanha. Ele havia sido emprestado pelo São Paulo, mas atuou em apenas 17 partidas e marcou apenas um gol. Ainda vinculado ao São Paulo, ele seria emprestado também a São Caetano e PSV, da Holanda.
3) Volta ao Brasil para jogar no Flamengo
Depois de duas experiências de pouco sucesso na Europa, Tardelli retornou ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo. Os problemas de relacionamento, que era recorrentes no início da carreira, fizeram com que ele tivesse problemas para se firmar.
4) Lesão no braço quando jogava no Flamengo
Quando virou titular do Flamengo no Brasileirão, Diego Tardelli sofreu uma grave fratura no braço. Ele ficou afastado dos gramados por três meses.
5) Primeira passagem pelo Atlético-MG
Tardelli finalmente começou a se firmar como um jogador de ponta no futebol brasileiro em 2009, quando chegou ao Atlético-MG pela primeira vez. Apesar de ter conquistado apenas um Campeonato Mineiro na primeira passagem pelo clube, foi artilheiro do torneio e também do Brasileirão daquele ano, além de receber a Bola de Prata e participar da Seleção do Brasileirão. Ele ficou no Galo até o começo de 2011.
6) Maior artilheiro do futebol brasileiro em 2009
Logo no primeiro ano pelo Atlético, Tardelli recebeu a Chuteira de Ouro da Revista Placar, dada ao maior artilheiro do futebol brasileiro na temporada. Foram 39 gols no ano.
7) Passagens por mercados secundários
Se as experiências na Europa ocidental não deram certo, Tardelli passou a explorar mercados menores do futebol internacional. Na Rússia, fez poucos jogos pelo Anzhi Makhachkala, mas conseguiu se recuperar e jogar bem ao longo de duas temporadas no Al Gharrafa, do Catar. Depois da segunda passagem pelo Atlético-MG, foi para a China. Ao longo de quatro temporadas, foram 50 gols em território asiático.
8) Convocações para a Seleção
O sucesso no Atlético-MG, em 2009, rendeu a primeira convocação de Tardelli. Ele estreou pela Seleção no dia 12 de agosto de 2009, em uma vitória por 1 a 0 sobre a Estônia. O jogador voltaria a ter aparições pelo Brasil e, em 14 jogos, marcou três gols — dois deles em uma vitória sobre a Argentina no Superclássico das Américas de 2014, e o outro em um triunfo brasileiro sobre o México em um amistoso disputado em 2015.
9) Sucesso na segunda passagem pelo Galo
O período de maior sucesso coletivo de Tardelli foi quando retornou ao Atlético-MG, entre 2013 e 2014. Foi campeão da Libertadores em 2013, no time que também tinha Ronaldinho e Jô. Em 2014, foi fundamental ao marcar o gol do título na decisão contra o rival Cruzeiro. Também conquistaria a Recopa Sul-Americana pelos mineiros.
10) Chegada ao Grêmio
Depois de quatro temporadas na China, Diego Tardelli decidiu voltar ao futebol brasileiro. Apesar do interesse do Atlético-MG e das sondagens de Flamengo e Palmeiras, o jogador de 33 anos decidiu aceitar a proposta gremista — com isso, terá a chance de disputar Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão pelo Tricolor.