O Grêmio é campeão da Recopa Gaúcha. Em seis jogos do Gauchão, goleou em cinco — em ritmo de treino. É o melhor ataque do futebol brasileiro em 2019 e a melhor defesa da competição. Renato Portaluppi, com cinco títulos conquistados, tornou-se o terceiro técnico mais vitorioso da história do clube — atrás apenas de Felipão, com sete, e Oswaldo Rolla, como nove. Luan retomou as grandes atuações e com os dois gols marcados no domingo está a apenas três de alcançar o próprio Renato. O Grêmio, no momento, é o melhor clube do Brasil.
O curioso disso tudo é que nenhum gremista está iludido. Claro, isso não quer dizer que em um diálogo dentro da Arena a empolgação não surja e os sonhos não ganhem forma. Porém, as ressalvas da própria competição e as circunstâncias do futebol brasileiro colocam todos os torcedores em posição de ceticismo. Afinal, os times do Gauchão estão muito abaixo do plantel gremista. O time não foi devidamente testado, o encaixe do setor direito não foi desafiado e o último homem da equipe não foi provado contra uma defesa sólida. Esperar para ver, com tudo que aconteceu em 2018 ainda na memória, é o mais sábio a fazer. Entretanto, isso tudo vai abaixo com o surgimento de um nome que pode reforçar o elenco tricolor: Diego Tardelli.
Contra tudo que diz o modus operandi de uma negociação, Renato abriu para todos que queriam ouvir que a direção gremista tenta trazer Tardelli e que o próprio jogador quer vir para o clube. A especulação aumenta na mesma medida que a expectativa dos torcedores infla. Afinal, se com esta disposição de atletas o Grêmio esmaga seus adversários com facilidade, o que se pode esperar com um jogador como Tardelli entre os titulares?
Todos os prognósticos, diante da carreira e dos números do jogador, justificam o entusiasmo de quem se debruça sobre a forma como o time gremista pode funcionar com sua inclusão. Diante de tudo que vem acontecendo nesta temporada o anúncio ou não de Tardelli é o limiar para a explosão da ilusão do torcedor tricolor — ilusão no sentido de uma real e concreta expectativa de sucesso se consolidar no imaginário de todos. Tardelli, diante da ausência de verdadeiros desafios no ano, será a certeza que 2019 tem tudo para ser de verdadeiras conquistas.