Dez. Esta foi a nota dada por Lisca, técnico do Ceará, a Renato Portaluppi depois do curso da CBF em que os dois foram colegas, no Rio de Janeiro.
— Foi sensacional. Eu estava meio relutante, o Renato também. A gente se aproximou muito. Já tinha uma afinidade grande e agora eu convivi com ele por 10 dias. Almoçamos, jantamos, fizemos aulas juntos e o cara foi em todas as aulas. Foi o melhor aluno porque não saía nem para ir ao banheiro. Ele participou, falou. Foi muito legal. Ele me disse que não saía nem para ir no banheiro porque senão ia embora — comentou Lisca, em entrevista à Rádio Gaúcha neste domingo (24).
Lisca também não poupou elogios ao auxiliar de Renato, Alexandre Mendes, que também estava presente nas aulas ministradas na Granja Comary.
— Que auxiliar o Grêmio tem! Uma parceria dos dois muito legal. O Alexandre foi no curso para ficar com o Renato. Eles se complementam. O Renato está muito maduro. Ele valoriza muito o Grêmio, falou sobre a estrutura, o que o Grêmio fez. Obviamente que o Grêmio e o Ceará eram o mote do curso, porque éramos os dois treinadores de Série A que estavam lá — revelou o comandante da equipe cearense.
Aliás, segundo Lisca, foram Renato e Dorival Júnior os responsáveis por puxar o cântico que viralizou nas redes sociais na última semana, no vídeo em que o treinador aparece de pé na sala de aula enquanto os colegas cantam a música que tem sido entoada nas arquibancadas do Castelão desde o ano passado: "Saiu do hospício, tem que respeitar! Lisca doido é Ceará".
— Eles tomaram uma dura do diretor do curso, porque não era para viralizar (o vídeo). Alguns gostaram, outros acharam que era uma várzea. Mas esta é a nossa vida — comentou Lisca.
Após uma semana no Rio de Janeiro, Renato estará de volta ao comando do Grêmio nesta segunda-feira (25), quando o Tricolor enfrenta o Veranópolis pela oitava rodada do Gauchão.