A prática que se tornou usual nos últimos dois anos será repetida em 2019: o Grêmio mandará sua delegação em voos fretados para jogos no Exterior pela Libertadores. O clube confirmou que mandará seus jogadores e comissão técnica à Argentina dois dias antes do jogo contra o Rosario Central, em 6 de março, pela primeira rodada da fase de grupos do torneio sul-americano.
O objetivo é diminuir o desgaste das viagens para os atletas, evitando possíveis conexões, que aumentam o tempo de deslocamento. Além disso, desta forma os jogadores têm espaços maiores e mais confortáveis nos aviões.
Em 2016, a diretoria gremista considerou um equívoco o planejamento em voo de carreira de uma viagem ao Equador, que resultou, na sequência, em eliminação do Gauchão para o Juventude.
Para a estreia na Libertadores, a delegação sairá de Porto Alegre na tarde do dia 4 de março. O retorno ocorrerá um dia após a partida, também no turno da tarde, evitando a saída imediata do estádio para o aeroporto. Assim, os atletas poderão descansar antes da volta.
Confira a programação do Grêmio para a estreia na Libertadores:
- Dia 4 de março
15h – Viagem de Porto Alegre para Rosario
16h50min – Chegada a Rosario - Dia 5 de março
À tarde – Treinamento - Dia 6 de março
21h30min – Jogo entre Rosario Central x Grêmio - Dia 7 de março
14h30min – Viagem de Rosario para Porto Alegre
16h20min – Chegada a Porto Alegre