Dez meses depois de decidirem o título do Gauchão 2018, Brasil-Pel e Grêmio chegam ao Bento Freitas, neste domingo (17), às 17h, para um confronto de opostos. Enquanto o Tricolor lidera a competição com 16 pontos e ostenta uma campanha de cinco goleadas e um empate nos seis jogos que disputou, o rubro-negro da Zona Sul amarga um dos momentos mais complicados dos últimos anos: atual vice-campeão, o Xavante é o último colocado do Campeonato Gaúcho, com apenas três pontos em seis partidas. Sem nenhuma vitória, o representante do RS na Série B do Brasileirão tem três derrotas e três empates.
Embalado pela vitória por 6 a 0 sobre o Avenida no último domingo (10), o Grêmio deve ter um time misto em Pelotas. A primeira baixa começa na casamata: realizando curso na CBF, o técnico Renato Portaluppi passou os últimos dias no Rio de Janeiro e está fora da partida. Em seu lugar, o auxiliar-técnico Victor Hugo Signorelli comandará a equipe. Ainda pelo lado gremista, as principais atrações ficam por conta do centroavante Felipe Vizeu e do meia Walter Montoya, que devem começar uma partida como titulares pela primeira vez no ano. Além deles, Léo Moura, fora com problema muscular desde a vitória sobre o Juventude, na terceira rodada, volta à lateral direita.
Com isso, Signorelli deve mandar a campo uma escalação com: Julio César; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Kannemann e Juninho Capixaba; Michel e Darlan (Rômulo); Marinho (Montoya), Lincoln (Jena Pyerre) e Everton; e Felipe Vizeu.
Já o Brasil-Pel, que demitiu o técnico Paulo Roberto Santos após a derrota por 3 a 1 para o Aimoré, no Bento Freitas, chega em busca de recuperação. Com o ex-jogador Gustavo Papa confirmado como comandante até o final do Estadual, o Xavante busca na Copa do Brasil a inspiração para recuperar no Gauchão. No meio da semana, mesmo com o empate, eliminou o Tubarão em Santa Catarina e avançou à segunda etapa do torneio nacional.
A tendência é de que o time seja formado por: Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Leandro Camilo, Bruno Aguiar e Pará; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira, Douglas Baggio e Daniel Cruz; Luiz Eduardo (Michel).