O Grêmio terá três opções diferentes de centroavantes nesta temporada e cada um deles oferece diferentes possibilidades a Renato Portaluppi para montar times competitivos. Cada um tem suas características particulares e enquanto André e Jael já estão a mais tempo no grupo, Vizeu acaba de chegar como favorito a titular.
Jael é o nove que sabe jogar fixo na referência, trombar com os zagueiros e brigar na bola aérea pra buscar uma casquinha, enquanto André é o atacante de mais mobilidade, que gosta de jogar de frente pro gol e tem muita qualidade técnica. Já Felipe Vizeu é uma espécie de mistura dos dois, podendo ser tanto o mais fixo quanto o de mobilidade. Mas o que os números decretam sobre os três? Quem é mais eficiente ofensivamente?
Antes, vamos às definições dos fundamentos analisados: 1-) Minutos Jogados: em vez de medir os números por partida jogada, melhor fazer por minutos em campo. Assim, pode-se ter uma média mais precisa das execuções a cada 90 minutos jogados. 2-) Finalizações: a média de finalizações e finalizações certas pra marcar um gol e a média de finalizações a cada 90 minutos. 3-) Taxa de conversão: quanto % das finalizações viram gols.
A métrica do 4-) Valor Esperado de Gol (xG), os famosos "expected goals", que são os gols esperados (melhor explicado aqui), 5-) As chances criadas para os companheiros e os Passes Chave, que são as assistências e passes de ruptura (as famosas "enfiadas" que quebram as linhas adversárias).
JAEL, A SURPRESA CRUEL
Muito criticado pela falta de qualidade técnica, a verdade é que Jael é um jogador muito útil como opção para estratégias durante as partidas. Veja que ele é quem mais finaliza a cada 90 minutos (2.4) e também quem mais cria chances pros companheiros (1.37) e mais dá passes de ruptura (2). Ou seja, é o mais colaborativo dos três. Um centroavante coletivo.
Já André, que também tem sido criticado pela ausência de boas atuações, é quem tem a melhor média de xG por 90, 0.43. Quer dizer que ele participa de finalizações com alta possibilidade de gol, faz o Grêmio ser mais perigoso em campo. E mesmo com a taxa de conversão mais alta entre os três (que comprova sua qualidade técnica), ele não está conseguindo converter esses gols esperados (0.43) em gols marcados (média de 0.25/90min).
Recebido de braços abertos pela torcida, Felipe Vizeu aponta como grande candidato a artilheiro do time em 2019. Isso porque mesmo sendo o que jogou menos minutos ano passado, é quem tem melhor média de gols marcados (0.48) e que precisa de menos finalizações para marcar um gol (4). Por outro lado, o carioca precisa melhorar nos números de jogo coletivo, pois é quem menos cria chances para os companheiros (0.64).
ARTILHEIROS DE ZONAS DIFERENTES
Veja nos mapas de finalizações os setores onde cada um finalizou durante a temporada passada. Lembrando que Vizeu jogou pelo Flamengo e pela Udinese na Itália, sempre como reserva. Por isso foram poucas finalizações na temporada (12) e todas pelo setor esquerdo do setor mais perigoso da área.
André é realmente um jogador que dá profundidade ao time e gosta de frequentar a área. Maioria das suas finalizações são da frente da pequena área, e por isso sua média de Valor Esperado de Gol (xG) é a mais alta dos três. Apesar que a de Jael é praticamente a mesma (0.41 xG), ele finaliza de vários lugares, inclusive de fora da área. Vimos até gol de falta do Cruel em 2018.
CONCLUSÃO
Durante o estadual, Renato pode testar os três e dar ritmo de jogo e entrosamento ao grupo. Não é momento de definir um titular, até porque o ano será longo e muitas competições irão demandar times competitivos. André tem um grau de evolução potencial pois seus números indicam qualidade técnica e possibilidade de crescimento. Caberá a ele dar essa resposta.
Jael é uma confirmação, além de uma grata surpresa. Já tem a confiança do treinador e do grupo, e mesmo que não seja o matador necessário, seus números não são desprezíveis e comprovam um trabalho bem feito. Já Felipe Vizeu é o mais promissor dos três, seja pela juventude e seja pelo o que indicam os números: eficiência e fome goleadora. A decisão está com Renato e quem ganha é o Grêmio com boas opções para a camisa 9.