Para o Grêmio, a Copa Libertadores já começou. Mesmo que a estreia contra o Rosario Central esteja marcada apenas para o dia 6 de março, o técnico Renato Portaluppi passou um "tema de casa" para os atletas. Segundo revelou o atacante Everton, os jogadores estão orientados a assistir aos jogos das fases preliminares da competição para observar os possíveis adversários.
— É uma competição importante. Assim como ela começou para outras equipes, começou para nós também. Temos de analisar os adversários. O professor pede para assistirmos a esses jogos quando estivermos em casa. A gente está bem ligado — disse Everton, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (6).
O Grêmio está no Grupo H, ao lado de Rosario Central, Universidad Católica e um time ainda indefinido que virá da fase preliminar. Logo, os jogadores gremistas ficaram de olho no empate em 1 a 1 entre The Strongest x Libertad, na terça (5), e também no confronto desta quinta (7) entre La Guaira x Atlético Nacional. Uma dessas quatro equipes cairá na chave tricolor.
Antes da Libertadores, o Tricolor ainda tem três jogos pelo Gauchão. O próximo, contra o Avenida, no domingo (10), vale também pela Recopa Gaúcha, título que é valorizado pelo atacante. O jogador ainda faz questão de pregar respeito ao adversário, que utilizará time reserva, pois prioriza o confronto com o Guarani pela Copa do Brasil.
— É mais um título. O professor brinca que a gente acabou adquirindo o espírito vencedor dele. Não importa qual seja, título é título. E o respeito (com o Avenida) vai ser o mesmo. A equipe deles tem o mérito de estar na Copa do Brasil. Vamos respeitar igual — completou.
Convocado constantemente para a Seleção Brasileira depois da Copa do Mundo 2018, Everton ainda ressaltou que, no início do ano, os jogadores que atuam no Brasil levam desvantagem em relação aos que atuam fora do país. O camisa 11 gremista faz a mesma função do atacante Neymar, do PSG, que está lesionado.
— Há vários jogadores que estão no radar do Tite e de seus auxiliares. Estamos um pouco atrás por ser início de temporada. Quem está na Europa já está no meio. Mas a gente procura se adaptar o mais rápido possível — finalizou o atacante.