O Grêmio admite publicamente que busca a contratação de mais um lateral-esquerdo para o grupo de Renato Portaluppi. Como não obteve sucesso no primeiro nome tentado, que foi o argentino Emmanuel Mas, do Boca Juniors, o clube estuda novas alternativas no mercado.
Ainda que a direção diga que irá aguardar o andamento da pré-temporada para buscar um novo reforço para o setor, alguns nomes foram sondados recentemente. São os casos de Jorge, emprestado pelo Monaco ao Porto, e de Adriano, ex-Barcelona, que atua no Besiktas.
Mas outras opções interessantes se abrem ao Grêmio neste início de temporada. GaúchaZH lista seis laterais-esquerdos que podem chegar ao clube para disputar posição com Bruno Cortez e Juninho Capixaba no grupo.
Adriano ( Besiktas-TUR)
O ex-lateral do Barcelona, hoje com 34 anos, prima pela versatilidade. Além de atuar nos dois lados do campo, também pode desempenhar funções no meio-campo. O Grêmio monitora sua situação na Turquia, mas não fará investimento financeiro para tirá-lo do Besiktas. Conta que o jogador obtenha sua liberação e venha sem custos para a Arena.
O principal risco para a contratação, no entanto, é a concorrência do Santos de Sampaoli.
Jorge (Porto-POR)
Revelado pelo Flamengo e contemporâneo de Felipe Vizeu, o lateral-esquerdo de 22 anos que já foi convocado por Tite para a Seleção, não vive seu melhor momento na Europa. Emprestado pelo Monaco ao Porto, o jogador tem interesse em retornar ao futebol brasileiro para recuperar sua melhor forma. A direção do Grêmio admite que observou o jogador, mas os altos valores para sua liberação assustaram. Além disso, o Flamengo tenta repatriá-lo.
Guilherme Arana (Sevilla-ESP)
Fora dos planos do Sevilla para a próxima temporada, o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão 2017 pode retornar ao Brasil. O primeiro candidato a repatriá-lo é o Corinthians, clube que o apresentou ao futebol. No entanto, o Grêmio tem a vitrina da Libertadores nesta temporada, algo que o clube paulista não dispõe. Outro argumento que pode convencer o jogador de 21 anos a atuar na Arena é o trabalho com o técnico Renato Portaluppi, fator que pesou em negociações recentes, como a do centroavante Felipe Vizeu.
Dodô (Sampdoria-ITA)
Após atuar por empréstimo no Santos no ano passado, o lateral de 26 anos, que está vinculado à Sampdoria, da Itália, deseja permanecer no futebol brasileiro. O time paulista chegou a abrir negociações para a compra do jogador por 2 milhões de euros. No entanto, esbarrou na pretensão salarial do atleta. Mas, como o time de Jorge Sampaoli é adversário
na negociação por Adriano, do Besiktas, pode abrir caminho para Dodô jogar na Arena.
Bryan (Cruzeiro)
Uma opção de baixo custo ao Grêmio para reforçar a lateral esquerda seria Bryan, 26 anos, do Cruzeiro. A boa relação da diretoria tricolor com os mineiros seria um trunfo no negócio. O jogador, que atuou no Vitória em 2018 por empréstimo, está de volta à Toca da Raposa. Contudo, a tendência é de que o lateral que se destacou em 2016 pelo América-MG não seja aproveitado por Mano Menezes.
Thiago Carleto (sem clube)
Outro jogador que não exigiria investimento ao Grêmio é Thiago Carleto, de 29 anos. O ex-jogador do Athletico-PR, que rescindiu contrato com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, está livre no mercado e poderia ser contratado somente pelos custos de salário. O lateral-esquerdo também teve passagens por clubes como São Paulo, Santos e Fluminense.