Muito acima do esperado, considerado o curto tempo de preparação, o desempenho do Grêmio contra o Novo Hamburgo, domingo (20), permite a Renato Portaluppi fazer experiências já na segunda rodada do Gauchão, quarta-feira (23). Autor de um dos quatro gols, Marinho pode iniciar o jogo frente ao Aimoré, quarta-feira (23), em São Leopoldo. Como Alisson sofreu lesão no joelho direito, cuja gravidade será conhecida após ressonância marcada para esta segunda (21), a entrada de Pepê, de elogiada atuação no Estádio do Vale, é outra modificação certa. Nos bastidores, o técnico do Grêmio confidenciou que o goleiro Julio César, que veio do Fluminense, também poderá receber oportunidade.
Ao elogiar a atuação do chamado time alternativo, Renato reafirmou seu discurso de que jogador algum irá se escalar por "nome, idade ou salário". Ao falar sobre Marinho, que irritou torcedores nas redes sociais ao manifestar desejo de atuar pelo Flamengo, o técnico disse que faltou ao jogador maior orientação ao longo da carreira.
— No ano passado, tive conversas com ele (Marinho), como estou tendo agora. Me disse que, por nunca ter sido orientado, ficava um pouco perdido. Apesar de já ter seus 28 anos, ele nunca havia sido orientado dentro e fora de campo — disse o treinador, para quem o jogador tem "as ferramentas" e, por já ter se desculpado, merece contar com a paciência da torcida.
Conforme um dirigente, o Santos chegou a demonstrar interesse por Marinho, embora não tenha apresentado proposta. A tendência, diante disso, é de que o o atacante permaneça.
— Pedi desculpas ao torcedor. Eles apoiaram a minha vida e eu reconheço as coisas que acontecem de errado, mas passou. Vou seguir me dedicando para fazer gol e sei que vou ajudar muito o Grêmio ainda — confia Marinho.
Na visão de Renato, Pepê entrou muito bem, ao ser usado no lugar de Alisson. Elogio que o técnico estendeu a Thonny Anderson, ao destacar sua participação em dois dos gols feitos pelo time. Questionado sobre a possibilidade de o clube contratar um novo armador, depois da fracassada tentativa com Thiago Neves, do Cruzeiro, Renato deixou claro que, na partida de domingo, Jean Pyerre cumpriu bem esse papel:
— Enquanto as contratações não acontecem, os jogadores precisam saber aproveitar as oportunidades.
Quanto a André, que, além de Jael, passa a ter também como concorrente o recém-contratado Felipe Vizeu, Renato promete tantas oportunidades quantas forem possíveis. Ele revela que o centroavante tem realizado treinos técnicos específicos durante a pré-temporada, que lhe permitam aproximar-se no nível demonstrado em outros clubes.
— Ninguém desaprende. Por onde passou, ele fez bastante gols. Se fizer algum, daqui a pouco ele deslancha. Tem toda a minha confiança — garantiu o treinador.
Abatido, o técnico Bolívar, do Novo Hamburgo, espera por reabilitação contra o Veranópolis, quarta-feira, outra vez no Estádio do Vale. O único aspecto positivo de uma derrota, em sua análise, é que a chance de recuperação não irá tardar.
— O jogo foi atípico pelo que vínhamos treinando. Tínhamos mostrado a forma como nascem os gols do Grêmio. Teríamos que neutralizar as jogadas principais e chegávamos sempre atrasados. Contra uma equipe desse calibre, não se pode errar — lamentou.