O Grêmio irá exercer o direito de compra de Thonny Anderson para 2019, como já havia sido anunciado pela direção. O jogador, que estava em Porto Alegre emprestado pelo Cruzeiro, vai assinar um novo contrato com o Tricolor. Dirigentes gremistas deve procurar o empresário do jogador, Alaece Dias, nas próximas semanas para agendar uma reunião para definir o assunto.
O jogador, que completa 21 anos no próximo dia 27 de dezembro, tem seus direitos fatiados em três partes: 40% são do clube mineiro, 30% pertencem ao Grêmio - adquiridos na negociação envolvendo a ida de Edílson para Belo Horizonte - e os outros 30% seguem com o estafe do atleta.
A intenção gremista é comprar 20% do passe de Thonny, totalizando assim 50%. A transação para que isto se concretize deve girar em algo em torno de R$ 1 milhão.
Em 2018, Thonny Anderson fez cinco gols em 31 partidas com a camisa tricolor. O negócio envolvendo o meia-atacante não tem relação com o interesse gremista em Thiago Neves, que pode envolver a vinda de outros dois atletas, com a cedência de Luan.