Uma legião de empresários e observadores de clubes europeus invadiu a Capital. Eles desembarcaram nos últimos dias de novembro e só retornarão para casa no final da primeira quinzena deste mês.
Hospedam-se em hotéis do Moinhos de Vento e, diariamente, instalam-se nas arquibancadas do SESC da Protásio Alves, do campo da PUCRS, da Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, e do Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. O objetivo é garimpar as jovens promessas que participam da terceira edição da Copa Internacional Ipiranga Sub-20.
Gigantes como Barcelona, Real Madrid, Chelsea e PSG mandaram representantes. Da dupla Gre-Nal, os nomes que mais despertam a atenção, até o momento, são José Aldo e Bruno José, do Inter, e Da Silva, do Grêmio.
— Há mais agentes europeus aqui do que na Copa São Paulo — compara o empresário Jorge Machado.
O carioca Rondinelli da Silva Vieira, 19 anos, passou a ser chamado de Da Silva nas categorias de base do Grêmio. O garoto, que já marcou quatro gols na competição, rapidamente entrou no radar dos empresários.
— Barcelona e Real Madrid estão muito interessados. Mas isso não quer dizer que alguma negociação esteja por ser fechada — deixa claro Machado.
Destaque do Inter na competição, José Aldo tem 20 anos, é natural de Surubim (PE), passou parte da infância em Maceió (AL) e começou a carreira em Santa Catarina. Vinculou-se ao Guarani-SC e esteve emprestado ao Palmeiras antes de chegar ao time gaúcho.
— José Aldo é um meia centralizado, um 10 clássico, articulador de bom passe e que pisa na área adversária. Recompõe também, é participativo. E é uma arma na bola parada, bate faltas, escanteios e pênaltis — elogia o treinador do sub-20 colorado, Ricardo Grosso.
O Inter voltará a campo na sexta-feira (7), às 14h, contra o Defensor-URU, em Alvorada. Já o Grêmio enfrentará o Santos, sábado (8), às 16h15min.