O Grêmio conquistou um importante ponto na Copa Ipiranga Sub-20, competição que está sendo disputada por 20 equipes da América Latina, em quatro sedes no Rio Grande do Sul. Na tarde desta terça-feira (4), o time dirigido por César Lopes chegou a estar perdendo para o Peñarol, do Uruguai, por 3 a 1, mas conseguiu reagir, buscou o empate, manteve sua invencibilidade e permaneceu na vice-liderança do Grupo A, com com cinco pontos ganhos. O Botafogo, que fez 2 a 1 no Santos, está na primeira posição, com seis.
Embalado pela goleada contra o Botafogo, por 5 a 2, no último domingo, o Grêmio começou pressionando o Peñarol e abriu o marcador com o camisa 10, Jhonata Robert, aos 11 minutos. Porém, os uruguaios reagiram e passaram a dominar a partida.
Com dificuldades para conter os atacantes do Peñarol, o Grêmio sofreu o gol de empate aos 22 minutos, quando Piñeyro venceu o goleiro Gabriel Chapecó. A virada uruguaia veio aos 36, com o centroavante Braian Rodríguez, homônimo do ex-jogador do próprio Grêmio em 2015.
Na etapa final, o time gaúcho buscou empatar e acabou sofrendo o terceiro gol, aos 15, mais uma vez com Pineyro, que deu lugar a Martín Chaves, que atuou no Grêmio na temporada passada. A reação gremista veio sob o comando do atacante Tetê. Aos 37, em jogada individual, ele acertou um lindo chute de fora da área e fez um golaço. Logo depois, aos 40, ele voltou a vencer os marcadores e cruzou para a área. O centroavante Da Silva disputou com os zagueiros e a bola entrou no gol de Cartes.
O Grêmio irá folgar na próxima rodada, que terá os confrontos entre Botafogo x Racing e Peñarol x Santos. A última partida gremista na fase classificatória será contra o Santos, no próximo sábado (8).
Grêmio
Gabriel Chapecó; Léo Bicca, Emanuel, Ruan e Matheus Nunes (Kazu); Jhonata Varela e Fernando Henrique (Sávio); Tetê, Jhonata Robert (Guilherme Azevedo) e Léo Chú (Rildo) e Da Silva.
Técnico: César Lopes
Peñarol
Cartes; Maxi Silvera, Graneri, Enzo Martínez (Agustín da Silveira) e Fabián Píriz; Agustín Álvarez, Matías de los Santos, Franco Martínez e Nicolás García (Matías Alarcón); Piñeyro (Martín Chaves) e Braian Rodríguez.
Técnico: José Perdomo
Local: Campo do SESC (Porto Alegre)
Arbitragem: Jonathan Pinheiro, com Leirson Martins e Cléber Flores
Cartões amarelos: Emanuel, Ruan, Fernando Henrique, Jhonata Robert e Maxi Silvera