Retornando da Chapecoense, onde atuou por empréstimo em 2018,
o zagueiro Rafael Thyere tem futuro incerto no Grêmio para a próxima temporada.
A tendência é de que se reapresente no CT Luiz Carvalho em 3 de janeiro e, se não receber propostas, seja reintegrado ao grupo de Renato Portaluppi.
O jogador de 25 anos mostrou serviço enquanto atuou pela equipe catarinense. Não só foi escolhido um dos melhores zagueiros do campeonato estadual, como também teve bom desempenho no Brasileirão.
Ao todo, Thyere disputou 45 partidas no ano e marcou dois gols. No Campeonato Brasileiro, entrou 28 vezes em campo, balançando as redes uma vez e realizando 24 desarmes na competição.
Com contrato até dezembro de 2020 no Grêmio, Thyere, se reaproveitado por Renato, seria a quarta opção no setor. À frente dele, estão os titulares Geromel e Kannemann, além de Paulo Miranda, reserva imediato da zaga. Em um primeiro momento, seria o substituto de Bressan, que irá para o Dallas FC, dos Estados Unidos.
Outras opções para o técnico são Marcelo Oliveira, que no ano que vem deve deixar a lateral esquerda e disputar posição na zaga, e os garotos da transição, Denilson e Derlan, que devem ganhar chances em meio ao Gauchão.