Eliminado na semifinal da Libertadores, o Grêmio não voltará ao Mundial de Clubes no final do ano, nos Emirados Árabes. No entanto, um atacante revelado pelo clube gaúcho já carimbou seu passaporte para a disputa da competição, que iniciará em 12 de dezembro.
Trata-se do atacante Leandro Moura, lançado pelo próprio Renato Portaluppi no Grêmio em 2011. Hoje no Kashima Antlers, do Japão, o jogador foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia - sua equipe bateu o Persepolis, do Irã, na decisão do título.
Com passagem também por Palmeiras, Santos e Coritiba no Brasil, além do Grêmio, Leandro, hoje aos 25 anos, está no Japão desde o ano passado - inicialmente, foi cedido por empréstimo e depois comprado em definitivo pelo Kashima. O jogador ainda se recuperava de lesão durante os jogos finais da Liga dos Campeões da Ásia, mas está garantido na disputa do Mundial nos Emirados Árabes.
A estreia do Kashima Antlers na competição ocorrerá dia 15 de dezembro, contra o Chivas, do México. O vencedor deste confronto avançará para a semifinal do Mundial para enfrentar o todo poderoso Real Madrid no dia 19.
Do outro lado da chave, o Espérance, da Tunísia, campeão da Liga dos Campeões da África, é um dos clubes já garantidos. Em 15 de dezembro, enfrentará o vencedor do confronto entre Al Ain, dos Emirados Árabes, campeão do país sede, e o Team Wellington, vencedor da Liga dos Campeões da Oceania, que farão o mata-mata preliminar em 12 de dezembro.
O clube que avançar desses três enfrentará, em 18 de dezembro, o campeão da Libertadores, que sairá do superclássico entre River Plate e Boca Juniors, na outra semifinal. O novo campeão do Mundo em 2018 será conhecido após a final que ocorrerá em 22 de dezembro.