O Grêmio tem 45% de chances de terminar dentro o Brasileirão dentro do G-4. A projeção é do matemático Tristão Garcia e foi feita no seu site, infobola.com.br. Quinto colocado, o time de Renato Portaluppi terá como balizador o confronto direto com o São Paulo, quarto na tabela, marcado para o dia 15, pela 34ª rodada, projeta Garcia. Os quatro primeiros colocados garantem vaga direta à Libertadores.
Ao comparar a próxima rodada, na qual o Grêmio receberá o Bahia e o São Paulo terá clássico contra o Corinthians, em Itaquera, o matemático vê boas chances de o clube gaúcho ultrapassar o paulista.
Em comparação com o Grêmio, Tristão Garcia prevê um calendário mais favorável ao São Paulo até o fim do campeonato.
— A tabela não é favorável ao Grêmio, por pegar São Paulo e Flamengo fora, dois adversários diretos. Em compensação, o São Paulo não vem bem — observa o matemático.
Para ele, ao perder pontos para equipes candidatas ameaçadas pelo rebaixamento, como América-MG (empate em 1 a 1) e Sport (derrota por 4 a 3), o Grêmio atrasou-se na classificação. Desperdiçou pontos que poderão ser importantes na última rodada, quando tudo irá se definir.
— A sorte do Grêmio se definirá nas próximas duras rodadas (contra Vasco e São Paulo) — prevê.
Tranquila, conforme Tristão, será a classificação entre os seis primeiros, o que dará vaga na pré-Libertadores. O problema, aponta, será ter que disputar quatro jogos eliminatórios já a partir de fevereiro.
O que falta ao Grêmio
Vasco (c)
São Paulo (f)
Chapecoense (c)
Flamengo (f)
Vitória (f)
Corinthians (c)
O que falta ao São Paulo
Corinthians (f)
Grêmio (c)
Cruzeiro (c)
Vasco (f)
Sport (c)
Chapecoense (f)