A novela pela permanência ou não de Renato Portaluppi em Porto Alegre não tira o sono somente do torcedor gremista. No elenco tricolor, quatro jogadores têm seus contratos se encerrando no dia 31 de dezembro. Destes, três são atletas da confiança do técnico. Por isso, uma troca no comando do Grêmio pode causar o fim de ciclos importantes. O único que não depende desta situação é o jovem Thonny Anderson.
Jael
Jael já foi muito mais festejado pelo torcedor gremista. Os últimos desempenhos, no entanto, fizeram ele oscilar do campo para o banco de reservas. Mas, se comparado ao concorrente direto, Jael tem números superiores (são 11 gols em 44 jogos, contra os 4 gols marcados por André, em 28 jogos ). Por isso, a direção chegou a iniciar as tratativas para renovar seu contrato. Porém, a permanência do centroavante não tão garantida assim. Ainda mais caso ocorra uma troca no comando técnico da equipe para 2019.
Cícero
Indicado por Renato, Cícero desembarcou na Arena no final do ano passado. A pedido do treinador, renovou sua estadia para este ano. Por ele, foi escalado em mais de uma função ao longo da temporada - como volante, meia e até centroavante. A parceria fez com que o atleta atuasse em 45 jogos dos 72 disputados pelo clube. Porém, em 2019, completará 35 anos, destoando do objetivo do clube, que é dar espaço a jovens como Jean Pyerre e Matheus Henrique. Portanto, sua permanência é incerta — a não ser que Renato continue no Grêmio e peça pela renovação de seu fiel escudeiro.
Douglas
O "maestro pifador" está na história do clube. Mas, há duas temporadas não consegue atuar em alto nível. Recuperado de duas cirurgias no joelho, o meia atuou em apenas 16 jogos com o time principal e marcou dois gols (sendo um de pênalti, contra o Paraná). Prestes a completar 37 anos de idade, Douglas precisaria do aval do treinador para ter seu contrato renovado. A permanência de Renato seria um fator positivo para ele, mas ainda assim incerta.
Thonny Anderson
Dos 32 jogos em que atuou com a camisa tricolor, apenas sete foram iniciando como titular. Mesmo assim, é visto como um jogador de potencial para o futuro — pela qualidade técnica, mas também pela idade (20 anos) e versatilidade (jogou como meia-atacante e centroavante). Quando veio emprestado pelo Cruzeiro, teve o passe fixado em R$ 500 mil. O valor é considerado baixo perto do que ele pode render.