Nos bastidores, o Grêmio já iniciou o planejamento para 2019. Sem alarde, as carências do grupo para a próxima temporada são debatidas por comissão técnica e departamento de futebol. Nomes de possíveis reforços, bem como de jogadores que poderão sair, só não vêm à tona para não atrapalhar o rendimento dentro de campo. O time, afinal, ainda busca garantir presença na Libertadores 2019.
Clube e torcida pensam da mesma forma. Há urgência na contratação de laterais e ao menos um zagueiro e um centroavante. Também será preciso rever a situação de Cícero, cujo contrato se encerra em dezembro, o que deixa aberta a possibilidade da chegada de mais um volante.
Também será preciso definir a situação do técnico Renato Portaluppi. Precavido quanto a uma nova investida do Flamengo, o presidente Romildo Bolzan Júnior pretende iniciar ainda esta semana as tratativas para a renovação de contrato por mais uma temporada.
Lateral
Na direita, Leonardo Gomes termina a temporada em alta. Atrapalhado pelas lesões, Léo Moura, 40 anos, ficará sem contrato. Madson, que tem vínculo até 2021, ainda não aprovou e poderá ser emprestado. Na esquerda, será preciso uma alternativa para Bruno Cortez, já que Marcelo Oliveira não fez um bom ano.
Zagueiro
Sem ambiente depois do pênalti cometido contra o River Plate, Bressan deverá ser emprestado. De volta da Chapecoense, Thyere será a quarta alternativa de grupo, ao lado de Geromel, Bressan e Paulo Mirada. Um quinto nome deverá ser procurado.
Volante
As frequentes lesões de Maicon, 33 anos, fazem crescer a possibilidade de que Michel e Matheus Henrique sejam parceiros em 2019. Como Cícero ficará sem contrato em dezembro e sua permanência é incerta, o Grêmio deverá buscar um novo volante no mercado.
Centroavante
Jael, que ficará sem contrato no final de dezembro, chega ao final do ano entre altos e baixos. Por enquanto André, um investimento de R$ 8 milhões, está longe de aprovar. Caso permaneça, Renato deverá exigir outro camisa 9.