A estátua do atacante Pedro Rocha, ex-jogador do Grêmio, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (9) na Avenida Goethe, próximo ao Parcão, em Porto Alegre. Com um pequeno público, a cerimônia contou com a presença do pai do atleta, Jessé Neves. O objeto está em espaço privado, em frente a um prédio comercial, exposto ao público.
Com 1m80cm e 150 quilos, a escultura de bronze representa o herói do penta da Copa do Brasil, em 2016. O atacante do Spartak Moscou, ganhou sua estátua antes mesmo de Renato Portaluppi, técnico e ídolo do Grêmio — que teve sua inauguração adiada para o final do ano. A peça foi confeccionada pelos artista Vinícius Vieira e Mario Caldeira a pedido dos pais do jogador e não tem vínculo com o Tricolor.
A obra de arte está localizada perto de onde ficava o primeiro estádio do Grêmio, a Baixada, casa do clube até 1954. A Avenida Goethe é o tradicional ponto de encontro para os gremistas festejarem seus títulos. A ideia inicial da família do atleta era instalar no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, mas o clube não negou o pedido.
O atacante de 24 anos foi um dos principais responsáveis pelo título da competição nacional, após marcar dois gols contra o Atlético-MG na partida de ida da final, em plano Mineirão. Pedro Rocha atuou por três temporadas no tricolor gaúcho e foi vendido ao Spartak Moscou por 12 milhões de euros.