Assim que o Grêmio desembarcar em Porto Alegre, o zagueiro Paulo Miranda será levado ao Hospital Moinhos de Vento para realizar um exame de ressonância magnética e avaliar a gravidade da lesão muscular que o tirou do confronto contra o São Paulo, ainda no primeiro tempo. Confirmada a parada, o técnico Renato Portaluppi pode se ver obrigado a improvisar diante da Chapecoense, no próximo domingo (18), mais uma vez.
— Nosso grupo já mostrou bastante competência. Quem joga, tem dado conta do recado. Então, tenho certeza que, independente de quem o Renato escolher, vai se postar bem. Vamos conversar com ele e fazer de tudo para sair com vitória diante da Chapeceonse — minimiza Geromel.
A improvisação se faz necessária, já que Bressan segue afastado desde a eliminação na Libertadores e sequer viajou à capital paulista na última rodada. Além disso, Kannemann continua com a seleção argentina, que tem amistosos agendados contra o México, e só voltará para o jogo diante do Flamengo, no dia 21. A tendência é que Renato volte a optar pelo recuo do volante Michel. Mas, antes, precisa entender que o gol contra marcado por ele no Morumbi não seja um empecilho.
— Todo mundo quer ajudar um ao outro. O Michel fez grande partida, e não tira o brilho da partida dele. Ele vinha muito bem e sabe que acidentes acontecem. A gente tenta evitar ao máximo, falei que estava na bola, mas ele explicou que tentou afastar. Temos que apoiar o companheiro, até pelo bom jogo que ele fez. Temos que manter a cabeça erguida — defende o goleiro Paulo Victor.
O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, que já chegou a atuar como zagueiro ao longo da carreira, também pode ser uma opção para o final de semana.